1)
Uma mulher costuma pregar botões perto da janela, para aproveitar a claridade da manhã. Era do lado de fora da casa, na varanda, que sua mãe costurava com as outras mulheres da família. Ela nunca foi exímia costureira, mas nunca se esqueceu do ponto que aprendeu com elas para pregar botões. Utiliza-o até hoje para a tarefa, e não deixa de fazer o arremate que garante que o botão não se desprenda jamais.Seu jeito de pregar botões é folclore?
a) SIM
b) NÃO
próximo
A resposta é SIM porque o jeito de a mulher pregar botões é uma técnica aprendida por transmissão em seu contexto social de uso e com permanência no tempo.
2)
Em um condomínio fechado de alto padrão, um homem ensina o filho de um vizinho a empinar pipa. Ele ainda se lembra de alguns truques e manobras – e até dos nomes que elas tinham no bairro operário onde cresceu. O menino se diverte tanto que estimula os amigos, que não conhecem a brincadeira, a aprender a dominar o papagaio. Em pouco tempo, já é possível organizar um campeonato competitivo entre a molecada do local. O vizinho que lançou a pipa no condomínio virou referência e ensina os macetes a quem quiser aprender.A brincadeira pode ser considerada uma expressão do folclore?
a) Sim
b) Não
próximo
A resposta é SIM porque embora tenha migrado do bairro operário ao condomínio de luxo, a brincadeira continua a existir e fazer sentido para um grupo social. Com este exemplo, fica claro que a transmissão de um saber ou prática do folclore não precisa ser acontecer necessariamente no contexto da família, mas sim no convívio social.
3)
Um produto cosmético foi produzido a partir da casca de uma árvore na Amazônia. Algumas comunidades da região utilizavam esse insumo para a produção de uma água em que se banhavam em um ritual local.O produto cosmético pode ser considerado como folclore?
a) Sim
b) Não
próximo
Não é folclore, embora o produto cosmético possa ter sido produzido a partir de um saber tradicional dessas comunidades. O ponto é que, na produção do cosmético, a casca da árvore é utilizada em um contexto de natureza muito diferente daquela em que ela aparece nos rituais locais, de caráter tradicional e complexo de significados.
4)
Um trecho de uma melodia do compositor Ataulfo Alves ganhou letra nova e é entoada em um cururu – cantoria de improviso de violeiros, típica da região paulista do médio Tietê. Quando questionados sobre a autoria da melodia, a maioria dos violeiros não sabe dizer a quem era atribuída. Apenas o mais velho deles diz ser originalmente de Ataulfo Alves.A prática do grupo a partir da obra de Ataulfo Alves pode ser entendida como folclore?
a) SIM
b) NÃO
próximo
A resposta é SIM pois a prática transformou-se em uma tradição para este grupo social nesse contexto de expressão artística. O fato de apropriar-se de uma composição com autoria definida não impede seu entendimento como folclore. Por outro lado, o fato de a autoria perder-se com o tempo é um processo comum.
5)
Os parachoques de caminhão – com seu humor ácido, de cunho religioso ou filosófico em textos curtos – criou bordões como "Feliz foi Adão: não teve sogra, nem caminhão."Isso é folclore?
a) SIM
b) NÃO
próximo
A resposta é SIM pois a prática de utilizar-se desse meio de comunicação já faz parte de um domínio especifico – o dos caminhoneiros. Seu sentido é mais sofisticado do que se costuma imaginar: ela revela a personalidade, afirma sua identidade e seus valores e, muitas vezes, serve como uma espécie de amuleto para esse grupo.
6)
Uma professora de química se inspirou em uma prática culinária para fazer uma experiência com sua turma. Na sua família, que tem uma tradição de gerações na docência, sempre se coloca uma colherzinha de açúcar no molho de tomate. Será que seus alunos saberiam dizer que características esse ingrediente "inusitado" tem para diminuir a acidez do molho?O "truque de cozinheiro" pode ser entendido como folclore neste caso?
a) SIM
b) NÃO
próximo
SIM: Trata-se de uma prática transmitida pelo convívio social e que se configura como uma espécie de identidade neste grupo: é uma “receita de família”, por mais que seja possivelmente estendida a outras comunidades. O exemplo mostra também que todos os grupos sociais têm um repertório de saberes e práticas populares tradicionais, inclusive aqueles com alto nível de escolaridade.
7)
Inspirado no trabalho de Mestre Vitalino, figureiro que tornou conhecido o artesanato de Caruaru, um estilista cria uma coleção de roupas para uma loja popular, presente em dezenas de cidades brasileiras.O trabalho do estilista pode ser considerado uma expressão do folclore?
a) SIM
b) NÃO
próximo
NÃO: Os produtos desenvolvidos pelo estilista não podem ser considerados expressões folclóricas, embora tenham se inspirado nelas. A produção das peças obedece a um caráter industrial desvinculado do contexto de produção artesanal dos figureiros de Caruaru e, por isso, não podem a ele ser relacionados de maneira direta.
8)
A renda produzida por uma comunidade caiçara não é mais feita como era antes. Embora as artesãs mantenham o mesmo trabalho que aprenderam com as mais velhas, as tramas não são mais feitas com linha de fibra vegetal e tingidas com pigmentos naturais. Agora, o material utilizado é a linha sintética e os tradicionais motivos florais dividem espaço com ícones da cultura pop, como a Hello Kitty. A produção dessas rendeiras contemporâneas pode ser vista como folclore?
a) SIM
b) NÃO
próximo
SIM: O exemplo revela uma característica importante do folclore: a dinâmica. Por mais que os materiais utilizados pelas rendeiras da comunidade tenham mudado, assim como a temática de seu artesanato, esse tipo de produção continua acontecendo como um elemento da realidade local. Os novos elementos nessas rendas garantem que ela continue a fazer sentido para o grupo, que tem um repertório diverso daquele das gerações anteriores.
9)
Roberto Carlos lota o estádio do Maracanã em show recente. Suas músicas, conhecidas por uma massa de brasileiros de todas as idades, são cantadas pelo público emocionado.A obra do célebre cantor é folclore?
a) SIM
b) NÃO
próximo
NÃO: Não é folclore, mas um dia pode tornar-se. Para que a obra de um cantor que atinge massas possa ser considerada uma expressão do folclore, é preciso que ela permaneça viva com o passar do tempo e que ganhe sentido para ao menos um grupo social. Não se pode afirmar se o trabalho de um artista contemporâneo passará por todo esse processo, mas é possível que sim.
Fim do teste
Você acertou
%
das questões
Clique no botão abaixo para refazer o teste.
Repetir teste