Atividades Educativas: Aprende e use para o bem, para Jesus Cristo
           
Pesquisar no site:
Fale conosco
Direitos autorais
Ajuda






Atividade: 11076 - Quebra-Cabeça: Obras de Iberê Camargo

Descrição: Duas obras de Iberê Bassani de Camargo para montar.

Biografia

Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca RS 1914 - Porto Alegre RS 1994). Pintor, gravador, desenhista, escritor e professor. Em 1928 estuda pintura com Frederico Lobe e Salvador Parlagreco (1871-1953) na Escola de Artes e Ofícios, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Entre 1936 e 1939, em Porto Alegre, faz o curso técnico de arquitetura do Instituto de Belas Artes de Porto Alegre e estuda pintura com Fahrion (1898-1970). Muda-se para o Rio de Janeiro em 1942 e, com bolsa de estudos concedida pelo governo do Rio Grande do Sul, freqüenta por pouco tempo a Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Não satisfeito com a proposta acadêmica, estuda com Guignard (1896-1962) e funda, em 1943, com outros artistas, o Grupo Guignard. Em 1947 recebe o prêmio de viagem ao exterior e vai para a Europa no ano seguinte. Em Roma, estuda com Giorgio de Chirico (1888-1978), Carlos Alberto Petrucci, Antônio Achille e Leone Augusto Rosa, e em Paris, com André Lhote (1885-1962). Volta ao Brasil em 1950 e, em 1952, torna-se membro da Comissão Nacional de Artes Plásticas. Funda, em 1953, o curso de gravura do Instituto Municipal de Belas Artes do Rio de Janeiro, hoje Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage. Em 1954, participa com Djanira (1914-1979) e Milton Dacosta (1915-1988), da organização do Salão Preto e Branco e, no ano seguinte, do Salão Miniatura, ambos realizados em protesto às altas taxas de importação de material artístico. Promove curso livre de pintura no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em duas temporadas entre 1960 e 1965. Em 1966 executa painel de 49 metros quadrados oferecido pelo Brasil à Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra. A partir de 1970, leciona na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Em 1980 Iberê Camargo mata a tiros um homem que o agride na rua. É absolvido sob o argumento de legítima defesa, mas o episódio marca profundamente sua vida e sua obra. Em 1986, recebe o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Entre suas publicações, constam o artigo Tratado sobre Gravura em Metal, 1964, o livro técnico A Gravura, 1992 e o livro de contos No Andar do Tempo: 9 contos e um esboço autobiográfico, 1988.

Comentário Crítico

Iberê Camargo sai da casa dos pais em 1922, para estudar. Cinco anos depois, inicia sua educação artística na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Tem aulas de pintura com Frederico Lobe e Salvador Parlagreco. O ensino é acadêmico e consiste na cópia de reproduções retiradas de revistas. Em 1929, Iberê se desentende com o professor de letras, interrompe o aprendizado e volta a morar com a família. Aos 18 anos, emprega-se como aprendiz no Batalhão Ferroviário. Passa para o posto de desenhista técnico, aprende geometria e perspectiva. Permanece no cargo até 1936, quando retoma os estudos em Porto Alegre e ingressa no curso técnico de arquitetura do Instituto de Belas Artes, com orientação do professor Fahrion.

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1721/ibere-camargo

Disponível nas áreas de: Arte Quebra-Cabeça

Fonte (Acessa para saber mais): www.iberecamargo.org.br


Postado em: 21/10/2017
Último acesso em: 2017-11-18 13:52:00
Total de acessos: 271

SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS,
LINKS QUEBRADOS, PROBLEMAS NA PÁGINA
Por favor, Clique aqui e preencha nosso formulário.11076

Atividades mais populares


Aprendendo a ler

Clique e arraste o objeto a letra correspondente

Roda a Roda do Sílvio Santos - Roda a Roda Jequiti

Quanto será que você é capaz de ganhar jogando o jogo Roda a Roda do programa de TV Silvio Santos.

Jogo das Vogais

Acerte nas vogais, faça 1000 pontos e ganhe o jogo.

Alfabeto Animal

Observe a imagem do animal, a letra que falta para completar o nome e depois clique na letra corresp...

Feche a Caixa

Jogue os dados, de acordo com os números que saem você escolhe os números que deseja baixar. Jogo n...

Old Times - Velhos tempos - Roupas de antigamente

Vista a garota com roupas de antigamente.

Folclore brasileiro

Caça palavras com alguns personagens do folclore brasileiro.

Teste de QI (Atravessar o rio)

Veja se consegue atravessar todos os integrantes para o outro lado do rio. Parece fácil, mas não e t...

Pinte o palhaço

Pinte o desenho com suas cores preferidas.

Nome dos Animais II

Identifique corretamente o nome dos animais. 3 fases.

Shrek 2

Pinte Shrek, Fiona, o burro e o gato de botas em diversos cenários!

Colorir animais

Pinte vários animais com suas cores preferidas

Qual é a sílaba

Complete o nome dos brinquedos com as sílabas que estão faltando.

Festa Junina

Vestir o menino ou a menina com a melhor roupa para ir a festa junina.

Jogo das Vogais

Observe a imagem e complete a palavra, clicando nas vogais correspondentes.

Formando Palavras - frutas

Escolha as sílabas corretas para formar o nome das frutas.

Bolhas de Sabão

Seu desafio será levar a bolha de sabão em segurança até o final do labirinto sem deixar ela estoura...

Árvore de Natal

Monte a árvore arrastando os objetos.

Easter Coloring - Colorindo a Páscoa

Pinte vários desenhos sobre a Páscoa.

Rampa

Faça o carro pular sobre os obstáculos, para isso faça os cálculos corretos de velocidade e ângulo.

Personagens do folclore brasileiro

Conheça alguns personagens do folclore brasileiro.

Atravessando o rio

Ajude a turminha a chegar ao outro lado do rio.

Jogo das Sílabas - B ou V

Formes palavras com as sílabas B ou V. Observe a imagem e clique na sílaba que completa o seu nome.

Vamos comprar: Material escolar

Ajude o Pakids a fazer as compras do material escolar.

Toca do Coelho - Alimentando os coelhos

Os coelhos estão famintos. Alimente-os.

Festa junina

Prepare-se para a festa, arraste os desenhos para enfeitar a galera e a cena, depois é só deixer tud...

As formas

Encaixe cada objeto no lugar correto.

Inglês da fazenda

Clique com o mouse na imagem correspondente a palavra em Inglês.

Montar Blocos

Monte o desenho sugerido com os blocos disponíveis.

Ligar Letras do Alfabeto

Ligue as letras do alfabeto e descubra a imagem oculta.

Pintar o ovo da Páscoa

Oito ovos de Páscoa para você pintar com as cores que desejar.

Bombeira Fran

Auxilia a Fran a vestir o uniforme de bombeiro, para isso clique nas peças certas.

Hagáquê - Criador de Histórias em Quadrinhos

Download do Hagáquê O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos a fim de auxiliar nas mais d...

Hello Kitty Roller Race

Patine com Hello Kitty e seus amiguinhos nesta corrida de patins.

Labirinto do Tatu

Ajude o tatu-bola a chegar até as frutas. Basta escolher um caminho e clicar.

Forca dos Devotos Mirins

Você conhece Jesus Cristo ou a história de Nossa Senhora Aparecida? Faça essa atividade e não seja e...

Jogo da água

Aprenda brincanco como economizar água em 8 situações do dia-a-dia.

Como será meu bebê?

Selecione as características dos pais e veja como será o bebê.

Observatório

Olhe para o céu e descubra o nome dos astros.

Valentino

Temos que vestir este rapaz com as roupas da moda, do designer Valentino. Depois vai ter o seu êxito...

Mazes - Labirintos

Diversos e diferentes labirintos para você encontrar a saída.

Raio X

Ajude os cientistas a colocarem em ordem as chapas de raio-X para montar o esqueleto.

Alunos ao caminho da escola

Pinte o desenho das crianças indo á escola.

Mapa do Brasil

Será que você sabe a localização dos Estados Brasileiras e arraste cada estado para sua posição no m...

Forca da cidadania

Forca do Leãozinho do Imposto de Renda com palavras sobre cidadania.

Enfeitar a árvore de Natal

Arraste os enfeites para a árvore de natal

Alfabeto de Libras III

Exercite, fixe, aprenda o alfabeto de Libras.

Unidade, Dezena e Centenas

Noções de Unidade, Dezena, Centenas e Conjuntos.