Descrição: | Veja como ultrapassar um caminhão com segurança.
Acidentes com caminhões cresceram 65% este ano, segundo a Viaoeste.
Imprudência e impaciência do motorista podem significar o fim da viagem.
A imprudência do motorista é responsável por milhares de mortes a
cada ano. Cada vez mais rápidos e potentes, os caminhões tornam
as ultrapassagens em vias de duplo sentido e pista única, ainda
mais perigosas. Para se ter uma idéia, de janeiro a outubro, o
número de acidentes envolvendo caminhões aumentou 65% nos 168 km
administrados pela concessionária ViaOeste, em São Paulo.
Um caminhão médio geralmente tem o comprimento de
quatro carros compactos. Por isso, a ultrapassagem de veículos
longos requer mais espaço e tempo. Para saber como o motorista
deve agir, o G1 ouviu especialistas de
trânsito. Abaixo, uma simulação mostra como ultrapassar um
caminhão de forma segura. Confira no infográfico abaixo:
O primeiro cuidado que o motorista deve ter antes de dar a seta é
verificar se a faixa do lado do motorista é descontínua, um
sinal de que a ultrapassagem naquele trecho é permitida.
Em vias de duplo sentido e pista única, é bom
lembrar também que a manobra nunca deve acontecer em curvas,
aclives, passagens de nível, viadutos, pontes, travessias de
pedestres ou quando no sentido contrário há algo que possa
comprometer a visibilidade, como um trevo ou um posto de
gasolina, por exemplo. Neste caso, há o risco de um veículo
adentrar na pista oposta.
Antes de dar a seta
-
Certifique-se que o motorista do caminhão notou a sua
presença com um toque na buzina ou sinais de luz. Se o carro
estiver no chamado ponto cego, o caminhão pode tentar
desviar de um buraco, por exemplo, e atingir o veículo;
-
Mantenha uma distância lateral segura do caminhão de, pelo
menos, cinco metros. O deslocamento de ar causado por eles
pode desestabilizar carros e, especialmente, motos. Atrás
desses veículos, um turbilhão de ar tende a “puxar” veículos
mais leves para próximo deles. Na parte dianteira, o ar
“empurra-os” para a lateral.
Uma guerra em vão
O Código de Trânsito brasileiro determina que os veículos mais
lentos, quando em fila, mantenham distância suficiente entre si
para permitir que veículos que os ultrapassem possam se
intercalar na fila com segurança. Diz também que os veículos de
maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos
menores. Mas nem sempre isso é respeitado. Só em 2007,
ultrapassagens indevidas mataram 338 nas estradas federais.
Segundo o inspetor Aristides Amaral Junior, chefe
da comunicação social da Polícia Rodoviária Federal de Minas
Gerais (PRF-MG), um dos maiores erros do motorista é a
ultrapassagem em comboio, já que ela torna inviável o cálculo de
tempo e espaço, duas coisas fundamentais antes de se iniciar a
manobra.
“Com a renovação da frota, os caminhões estão cada
vez mais rápidos. Portanto, tenha paciência para realizar a
manobra com segurança. Se um caminhão forçar a ultrapassagem, o
motorista do carro não deve travar uma guerra, mas sim facilitar
a manobra, nem que para isso tenha que entrar em um posto de
gasolina, por exemplo”, orienta o inspetor Aristides Amaral
Junior, chefe da comunicação social da Polícia Rodoviária
Federal de Minas Gerais (PRF-MG).
|