[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Tênis













Histria

Antes de ser jogado com raquetes, o tnis tem suas origens em modalidades disputadas na Antiguidade apenas com a palma das mos. H registros de jogos disputados apenas com uma bola e as mos desde o Egito Antigo at a Europa do sculo 5. Uma verso mais parecida com o tnis moderno surgiu no sculo 12, na Itlia e na Frana, onde monges praticavam algo similar em ptios fechados, delimitando o espao de jogo.

At chegar s regras e s delimitaes de quadra que possui hoje, o tnis passou por muitas mudanas. Adotado pelos aristocratas europeus, passou a dividir espao com outra modalidade bastante praticada poca: o croquet. Tanto que um tradicional clube britnico, o All England Croquet, passou a ser chamado de All England Lawn Tennis and Croquet Club, onde at hoje realizado o Torneio de Wimbledon.

Foi questo de tempo para a criao de entidades nacionais e da federao internacional. Com regras definidas, o primeiro torneio foi realizado em 1877, na Inglaterra. O primeiro jogador a dominar o circuito foi o britnico W. Ravenshaw, responsvel por introduzir a tcnica do voleio. Campeo pela primeira vez em 1881, ele colecionou trofus por sete anos.

O tnis estreou logo na primeira edio dos Jogos Olmpicos, em 1896, em Atenas. At 1924, os ttulos olmpicos foram basicamente dominados por britnicos, franceses e norte-americanos. Em Amsterd-1928, a modalidade no fez parte do programa olmpico e s retornou em Seul-1988.

A partir dos Jogos de Sydney-2000, o tnis olmpico passou por uma alterao fundamental. O torneio comeou a contar pontos para o ranking da Associao de Tenistas Profissionais (ATP), atraindo os principais nomes do esporte, que antes desdenhavam as Olimpadas para priorizar a preparao para outros torneios. Nas ltimas duas edies, tenistas consagrados entre os melhores do mundo conquistaram o ouro olmpico: o espanhol Rafael Nadal, em Pequim-2008, e o britnico Andy Murray, em Londres-2012.

Curiosidades

Convite e fraternidade
A estreia do tnis nas Olimpadas, em Atenas-1896, teve um campeo inusitado. A princpio, John Pius Boland viajou para a Grcia como um mero espectador. L ele acabou conhecendo o grego Dionysios

shutterstock#Steffi Graf: lenda das quadras

Kasdaglis, que o convenceu a se inscrever no torneio de tnis. Boland aceitou o convite e, surpreendentemente, chegou final justamente contra Kasdaglis. Deixando a amizade de lado, Boland venceu por 6/2 e 6/2 e conquistou o primeiro ouro da histria dos Jogos no tnis.
Quatro anos depois, em Paris-1900, outra situao diferente chamou a ateno. Classificados para a semifinal do torneio de tnis, os irmos H. Laurence Doherty e Reginald Doherty se enfrentariam por uma vaga na final. Mas o confronto no ocorreu. Reginald, o mais velho, recusou-se a jogar contra o irmo, permitindo que ele avanasse final e conquistasse a medalha de ouro ao bater Harold Mahoney. Reginald ficou com o bronze. Juntos, os irmos conquistaram um total de nove ttulos de Wimbledon.

A incrvel Steffi Graf
A alem Steffi Graf tinha apenas 19 anos e j era a nmero um do mundo quando atingiu um feito at hoje indito na histria do tnis. Em 1988, Graf chegou s Olimpadas de Seul como campe dos quatro mais importantes torneios daquele ano, o chamado Grand Slam: Aberto da Austrlia, Roland Garros, Wimbledon e US Open. O que faltava para o ano perfeito da alem? A medalha de ouro olmpica.

Com uma srie de 35 vitrias cinco meses sem perder uma partida sequer, Graf chegou como favorita e entrou para a histria do esporte. Na final, ela venceu a argentina Gabriela Sabatini por um duplo 6/3 e completou o ciclo de ttulos no mesmo ano. Quatro anos antes, quando era uma adolescente de 15 anos, a alem ento a mais nova do torneio j tinha vencido a disputa olmpica do tnis, que poca era esporte de demonstrao.


Atividade: 7653 - Tênis
Descrição: Conheça um pouco do rei dos esportes com raquete.
Acessos: 17529
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas