[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Ginástica Artística












Histria

A prtica de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginstica artstica conta com relatos no Egito Antigo. Mas os historiadores apontam a Grcia como o bero da ginstica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeioar o desempenho militar esto na gnese da modalidade.

Durante a Idade Mdia, aps o declnio do Imprio Romano, o culto ao corpo perdeu fora e a ginstica viveu um perodo de ostracismo, ficando restrita praticamente aos acrobatas. O resgate s se deu no incio do sculo 19, quando, em 1811, o alemo Friedrich Ludwig Christoph Jahn fundou a primeira escola para a prtica de ginstica ao ar livre.

Embora o objetivo de Jahn no fosse esportivo e, sim, preparar fisicamente os jovens alemes para enfrentar o exrcito de Napoleo Bonaparte, a idia se difundiu por outros pases europeus, que passaram a adotar os exerccios de ginstica. Ludwig Jahn criou os aparelhos cavalo com alas, barras horizontais, trave e barras paralelas, alm das modalidades de saltos. Ele considerado o pai da ginstica, mesmo tendo sido perseguido e preso depois que a prtica do esporte foi considerada perigosa e de alto teor revolucionrio.

Mas a semente plantada por Jahn j tinha crescido e dado frutos. Muitos ginastas alemes trataram de disseminar o esporte por outras naes, entre elas o Brasil. Depois de dcadas de proibio, em 1881 foi fundada, em Liege, na Blgica, a Federao Europeia de Ginstica (FEG). O esporte ganhou um novo status, arrebatando cada vez mais fs fascinados pela fora, preciso e destreza dos ginastas.

As provas

A ginstica artstica engloba vrias provas, no masculino e no feminino. So elas:
Ricardo Bufolin/CBG
Ricardo Bufolin/CBG

Masculino
- Solo
- Cavalo com alas
- Argolas
- Salto sobre o cavalo
- Barras paralelas
- Barra fixa

Feminino
- Solo
- Salto sobre o cavalo
- Barras assimtricas
- Trave


Curiosidades

Tradio olmpica
A ginstica um dos quatro esportes disputados desde a primeira edio das Olimpadas da Era Moderna, em 1896, em Atenas. Os outros so atletismo, esgrima e natao.

Simplesmente perfeita
A romena Nadia Comaneci protagonizou um feito histrico nas Olimpadas de Montreal-1976. Aps uma apresentao de gala nas barras assimtricas, ela se tornou a primeira ginasta da histria (incluindo homens e mulheres) a receber nota mxima de todos os sete jurados. Naquela edio, ela conquistou cinco medalhas, sendo trs de ouro (barras assimtricas, trave e individual geral), uma de prata (por equipe) e uma de bronze (solo).


Atividade: 7663 - Ginástica Artística
Descrição: Conheça esse esporte que quer o domínio total do corpo e espaço.
Acessos: 43057
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas