[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Ginástica Rítmica
















Histria

Ao contrrio da ginstica artstica, a ginstica rtmica uma prtica recente na histria da humanidade, tendo sido criada no incio do sculo 20 como um novo conceito, exclusivo para as mulheres. Inicialmente chamado de ginstica moderna, o esporte nasceu de uma combinao de tcnicas de movimentos, terapia respiratria, terapia de relaxamento e dana, entre outros.

As primeiras dcadas do sculo 20 serviram para desenvolver o novo esporte. Em 1952, foi fundada a Liga Internacional de Ginstica Moderna, cujo objetivo era disseminar a modalidade por meio de competies e demonstraes. Mas o movimento de divulgao j vinha ganhando fora antes da fundao da liga. Em 1948, durante as Olimpadas de Londres, os pases que disputaram as competies de ginstica artstica tiveram que participar de dois eventos da ginstica moderna por equipes: em um aparelho escolhido livremente e de mos livres, com acompanhamento musical. Na edio seguinte dos Jogos, em 1952, em Helsinque, a ginstica moderna foi includa como esporte de demonstrao.Ricardo Bufolin/CBG

Dez anos depois disso, o 41 Congresso da Federao Internacional de Ginstica reconheceu, em 1962, a ginstica moderna como modalidade independente. Em 1963, foi realizado em Budapeste, na Hungria, o 1 Campeonato Mundial. Naquele mesmo ano e at 1972, o esporte foi rebatizado de ginstica rtmica moderna. Ento, no 53 Congresso da Federao Internacional de Ginstica, adotou-se a nomenclatura ginstica rtmica desportiva (GRD). Finalmente, em 2003, o nome foi reduzido para ginstica rtmica.

As provas

A modalidade tem seis competies:
- Exerccios em conjunto
- Corda
- Arco
- Bola
- Maas
- Cinta

Curiosidades

S quatro nas Olimpadas
Apesar de a ginstica rtmica contar com cinco materiais para as apresentaes (corda, arco, bola, maas e cinta), apenas quatro podem ser escolhidos para a disputa das Olimpadas. Nos Jogos de Londres-2012, por exemplo, no houve disputas de corda.


Atividade: 7664 - Ginástica Rítmica
Descrição: Conheça esse esporte que é uma graça e requer muita habilidade.
Acessos: 16681
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas