[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Hipismo







Clique para ampliar
Hipismo (infogrfico) 2010



Hipismo - Olimpada 2016


Histria

A ligao entre homem e cavalo milenar, e o primeiro tratado de que se tem notcia sobre o adestramento de cavalos para fins militares remonta a 1.360 a.C.. Foi elaborado por Kikkulis, hbil adestrador e professor de equitao do antigo reino de Mitanni, localizado em uma regio que hoje abriga parte das terras de Turquia, Sria e Iraque.

Apesar de terem sido usados para fins militares por sculos e em diferentes regies do planeta, os cavalos ganharam posio de destaque nas Olimpadas da Grcia Antiga. H relatos de que a famosa corrida de bigas, impulsionadas por quatro cavalos, foi includa na edio das olimpadas de 648 a.C..

A arte de saltar com cavalos como competio tem sua origem no sculo 19, poca em que os conjuntos formados por cavaleiro e cavalo j tinham o hbito de saltar durante as caadas. Em 1868, a Real Sociedade de Dublin em Bells Bridge promoveu uma prova de salto em altura e outra de salto em distncia, com o objetivo de testar a capacidade dos cavalos de caa.

Alguns anos depois, em 1881, a mesma Real Sociedade de Dublin voltou a inovar e desenvolveu o que serviria de molde para as competies atuais. Foi criada uma pista em que os conjuntos (nome dado ao par formado por cavalo e cavaleiro ou amazona) tinham que superar quatro obstculos. Dois deles eram fixos, um se apresentava como uma parede de pedra e o outro consistia em uma espcie de tanque dgua escavado no solo.

No incio do sculo 20, o italiano Federico Caprilli revolucionou a tcnica de saltos com cavalos ao desenvolver um refinado mtodo que at hoje adotado. Segundo sua teoria, o cavalo corre melhor quanto tem liberdade de movimentos e, principalmente, se conseguir estender o pescoo. Assim, Caprilli criou uma tcnica para que o animal no sofresse com o puxar das rdeas, permitindo que o cavaleiro pudesse saltar sentado, sem precisar inclinar-se para trs. A tcnica foi batizada de assento adiantado e, por conta dela, Caprilli considerado o pai da equitao moderna.

Como esporte olmpico, o hipismo foi disputado pela primeira vez nos Jogos de 1900, em Paris, com provas de saltos. A modalidade s retornou s Olimpadas em 1912, em Estocolmo, tendo, depois disso, aparecido em todas as edies.

As provas

A modalidade se divide em:
Hipismo salto;
Hipismo adestramento;
CCE (concurso completo de equitao).

Curiosidades

Terceira idade
O hipismo registra dois dos atletas mais velhos de todos os tempos na disputa dos Jogos Olmpicos. Em 1936, durante as Olimpadas de Berlim, o austraco Arthur Von Pongracz tinha 72 anos e 59 dias quando participou das provas. Ele o segundo atleta mais velho da histria olmpica, perdendo apenas para o atirador sueco Oscar Swahn, que tinha 72 anos e 281 dias quando disputou os Jogos da Anturpia, em 1920. Entre as mulheres, a amazona britnica Lorna Johnstone , disparada, a mais velha a ter disputado uma Olimpada. Ela tinha 70 anos e seis dias quando competiu em Munique, em 1972. A segunda mais velha de todos os tempos a canadense Marjory Saunders, praticante do tiro com arco, que, tambm em Munique-1972, competiu aos 59 anos e 184 dias.

Olimpada em dois pases ao mesmo tempo?
O hipismo provocou um fato inusitado durante as Olimpadas de Melbourne, em 1956, que jamais se repetiu em toda a histria dos Jogos. Naquele ano, o governo australiano, temendo a contaminao de seus rebanhos, imps que todos os cavalos e guas que competissem nas Olimpadas fossem submetidos a uma quarentena longe de seus tratadores. O Comit Olmpico Internacional (COI), ento, decidiu que as provas das Olimpadas de 1956 de hipismo no seriam disputadas em Melbourne. Assim, as competies da modalidade ocorreram em Estocolmo, na Sucia.

Homens e mulheres competindo juntos
O hipismo a nica modalidade olmpica em que homens e mulheres competem juntos na disputa por medalhas, nas provas mistas, em condies de igualdade.

Atividade: 7666 - Hipismo
Descrição: Conheça esse esporte onde os cavalos são estrelas.
Acessos: 10433
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas