[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Luta Livre
















Regras

Existem diferenas entre a luta greco-romana e a luta livre. Na luta greco-romana proibido o uso das pernas, ou seja, permitido apenas o emprego da parte superior do corpo para derrubar, erguer e deslocar o adversrio. Ao passo que, na luta livre, os golpes com as pernas so permitidos, sem nenhum tipo de penalidade. Apenas as tesouras com as pernas so proibidas.

Algumas regras, contudo, so comuns nos dois tipos de luta. Alm das normas da competio, existem algumas condutas de higiene que devem ser respeitadas. As unhas, por exemplo, devem estar devidamente cortadas. Os cabelos, por sua vez, devem ser curtos ou amarrados para trs e a barba tem que estar feita.

Cada combate consiste em dois rounds de 3min de durao cada um, com um intervalo de 30s entre os rounds. Quando um dos lutadores, tanto na luta greco-romana, quanto na luta livre, conseguir fixar os ombros do adversrio no cho, caracterizada uma queda, ou seja, o autor do golpe , automaticamente, declarado vencedor. Alm da queda, um combate pode ser decidido pela soma de pontos que cada atleta conquista. Um movimento bem-sucedido, como um golpe aplicado com propriedade, vale pontos.

Conforme o grau de dificuldade de cada golpe, o lutador soma pontos de 1 a 5. Se conseguir uma vantagem de dez ou mais pontos, vence a luta. O golpe de cho (girar o adversrio sobre os ombros dele, sem encostar as costas no cho) vale 2 pontos; o de mdia amplitude (projetar o adversrio a uma altura mdia do cho) vale 3; o golpe de grande amplitude (pegar o adversrio pela frente ou por trs para projet-lo para trs, por cima dos ombros), 5 pontos. Em caso de empate ou quando nenhum dos dois lutadores conseguir marcar pelo menos trs pontos, o combate prorrogado em mais um round de trs minutos. Se mesmo assim nenhum dos dois lutadores desempatar a luta ou no atingir os trs pontos mnimos, a definio do vencedor fica a cargo dos juzes.

H trs juzes, dos quais apenas um, o mediador, fica no tablado. A rea de combate um tapete quadrado de 8 metros de lado com no mximo 10 centmetros de espessura, situado no centro de uma plataforma de 12 por 12 metros e de 0,90 a 1,10 metro de altura.

Histria

Quando os Jogos da era antiga foram criados, na Grcia, a luta j era tida como uma das mais remotas modalidades ao lado do atletismo. O que se entende hoje por luta olmpica nada mais que o desenvolvimento das antigas lutas gregas que, no Imprio Romano e mais tarde na Idade Mdia, evoluram com regras menos agressivas e mais esportivas.

Logo nos primeiros Jogos Olmpicos da Era Moderna, em Atenas-1896, a luta foi includa na modalidade greco-romana. Era uma tentativa dos organizadores de estabelecer um vnculo entre o passado e a modernidade que comeava.

Permitindo o combate entre os atletas somente da cintura para cima, a escolha da luta greco-romana procurou dignificar o combate corpo-a-corpo, diferenciando-o dos sangrentos combates vale-tudo muito populares na Europa do sculo 19. Envolvida em uma tradio milenar, a luta greco-romana em Olimpadas tem sido dominada pela Rssia ao longo das edies dos Jogos.

Oito anos depois, em Saint Louis-1904, outra modalidade de luta bastante popular na Inglaterra e Estados Unidos substituiu a greco-romana e passou a ser chamada "luta livre" (Freestyle wrestling). Uma das diferenas entre esta modalidade e a greco-romana que na luta livre permitido aos competidores atacarem as pernas do adversrio para aplicar os golpes. Somente na Anturpia-1920 que os dois tipos de luta passaram a fazer parte do programa oficial das Olimpadas ao mesmo tempo, fato que permanece at os dias de hoje. Na modalidade livre, os Estados Unidos so o pas dominante.

O grande nome da luta o russo Aleksandr Karelin. De fato, o lutador superpesado (mais de 130 kg) detm nmeros impressionantes. De 1987 at o ano 2000, Karelin no perdeu uma luta internacional sequer, vencendo trs Olimpadas (Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996) e nove mundiais.

Atividade: 7670 - Luta Livre
Descrição: Conheça esse esporte que veio da mitologia para o 'tapete'
Acessos: 10736
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas