[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Natação













Histria

Apesar de no ser um exerccio to natural para o ser humano como caminhar ou correr, a natao existe h milnios. Praticada na Grcia Antiga e pelos romanos, entre outros povos, a natao, embora popular, demorou muito para se transformar em uma competio organizada, tendo seus estilos se desenvolvido de diferentes formas ao longo da histria.

Um dos primeiros registros data de 1696, quando o francs M. Thevenal descreveu uma maneira singular de nadar, semelhante ao nado de peito praticado atualmente, que consistia em movimentos de pernas e braos parecidos com os de uma r. O nado de costas teve sua primeira forma criada em 1794, pelo italiano Bernardi. Ele sugeriu um movimento com os dois braos sendo jogados para trs simulaneamente, que, a partir de 1912, foi aperfeioado, tornando-se bem parecido com o nado de costas praticado atualmente.

Em 1873, o ingls John Trudgen desenvolveu uma nova tcnica, que consistia em rotaes laterais do corpo, tendo a movimentao dos dois braos sobre a gua como principal fonte de deslocamento. Essa tcnica, batizada de Trudgen ou over-arm-stroke, foi aperfeioada pelo australiano Richard Cavill e, posteriormente, transformou-se no nado crowl (livre) que conhecemos hoje.

Satiro Sodr/SSPressFinalmente, na dcada de 1930, nadadores norte-americanos, j durante competies, atentaram para o fato de que as regras do nado de peito no impediam que o movimento dos braos fosse realizado sobre a superfcie da gua, o que permitia um deslocamento mais rpido. Essa manobra conviveu com a tcnica do nado peito por quase 20 anos at que, em 1948, um nadador hngaro a transformou no nado borboleta, reconhecido oficialmente pela Federao Internacional em 1953 como um estilo da natao.

Os primeiros torneios remontam ao sculo 19, tendo ocorrido na Austrlia, em 1858, no Campeonato Mundial de 440 jardas. Em 1869, a Inglaterra realizou o 1 Campeonato Nacional e, finalmente, em 1877, os Estados Unidos adotaram a forma de competies organizadas, inicialmente, pelo New York Athletic Club. Aos poucos, a modalidade ganhou fora e, em 1908, durante as Olimpadas de Londres, foi fundada a Federao Internacional de Natao (Fina), que comanda no s as provas da modalidade, mas as de nado sincronizado, polo aqutico e saltos ornamentais.

No Brasil, o esporte surgiu, oficialmente, em 31 de julho de 1897, com a fundao da Unio de Regatas Fluminense. Um ano depois, o Clube de Natao e Regatas organizou o primeiro Campeonato Brasileiro, que consistia em uma distncia de 1.500 metros, entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.

Curiosidades

Piscinas? S em na dcada de 1930
Se a prtica da natao milenar, o hbito de competir em piscinas recente. As piscinas exclusivas para competies de natao s passaram a ser utilizadas entre os anos de 1930 e 1940. Coube Federao Internacional de Natao (Fina) determinar as medidas oficiais das piscinas de competio. Atualmente, as provas so disputadas em piscinas longas (de 50 metros), utilizadas nas Olimpadas, ou curtas (de 25 metros).




Uma das modalidades que rene o maior nmero de participantes, a natao compe o programa paraolmpico desde a primeira edio dos Jogos, em Roma-1960. A princpio, participavam das disputas apenas atletas com leses medulares. Com o passar dos tempos, o esporte foi se estendendo a outras categorias de deficincias, tanto fsicas quanto visuais e intelectuais.

O Brasil comeou a ganhar fora na natao em Stoke Mandeville (1984), ano em que faturou uma medalha de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Outro ano de grande destaque foi 2004, em Atenas, quando o pas conquistou sete medalhas de ouro (sendo seis de Clodoaldo Silva), trs de prata e uma de bronze. Nos anos seguintes, ainda mais vitrias: Daniel Dias foi o responsvel por conquistar, sozinho, nove medalhas em Pequim, sendo quatro de ouro. Em Londres, o atleta chegou conquista de seis ouros. No total, o Brasil j conquistou 83 medalhas em Jogos Paraolmpicos, sendo 28 de ouro, 27 de prata e 28 de bronze. a segunda modalidade que mais medalhas deu ao Brasil nos Jogos, atrs apenas do atletismo (109).

H algumas adaptaes nas regras da Federao Internacional de Natao (Fina) para as disputas paraolmpicas. Dependendo da deficincia, os atletas podem largar de dentro da gua, sentados ou ao lado do bloco de partida. Tambm h casos em que recebem auxlio do tcnico ou de um voluntrio para a largada. J entre os deficientes visuais, o tapper a pessoa que usa um basto, com ponta de espuma, para avisar o atleta sobre o momento da virada e da chegada. Nesse caso, os culos dos atletas so opacos, para assegurar a igualdade de condies na prova.

Classificao

Quanto maior a deficincia, menor o nmero da classe (S - swimming; SB - nado peito; SM - nado medley):

S1 a S10 / SB1 a SB9 / SM1 a SM10
Atletas com limitaes fsico-motoras

S11, SB11, SM11, S12, SB12, SM12, S13, SB13, SM13
Atletas com deficincia visual (classificao segue como a do jud e do futebol de cinco)

S14, SB14, SM14
Atletas com deficincia intelectual

*Fonte: Comit Paralmpico Brasileiro (CPB)

As provas

H provas masculinas e femininas:

- 50m, 100m, 200, 400m livre;
- 50m e 100m borboleta;
- 50m e 100m peito;
- 50m e 100m costas;
- 150m e 200m medley;
- Revezamentos.

Curiosidades

Nenhum recurso extra
Os atletas com amputaes podem usar prteses em diversas modalidades das Paraolimpadas. No entanto, o uso delas proibido na natao. Dessa forma, os competidores s podem usar o prprio corpo quando entram na piscina.




A natao , depois do atletismo, a modalidade que mais rendeu glrias ao Brasil ao longo das edies dos Jogos Paralmpicos. Ao todo, o pas soma 102 medalhas, sendo 32 de ouro, 34 de prata e 36 de bronze. As conquistas tiveram incio ainda em Stoke Mandeville-1984 e, de cara, o pas faturou sete medalhas. O ouro ficou por conta de Maria Jussara Mattos, no 4x50m classe 6.

De l para c, seriam muitas outras comemoraes vindas das piscinas. Trs nomes, em especial, renderam (e ainda rendem) muitas alegrias ao Brasil. Em Atenas-2004, Clodoaldo Silva conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata, em um total de oito provas disputadas. Ao todo, o atleta faturou 14 medalhas nos Jogos, sendo a ltima no revezamento 4x50m livre 20 pontos no Rio de Janeiro, em sua despedida das competies.

Andr Brasil tambm coleciona 14 medalhas paralmpicas, alcanadas nas edies de Pequim-2008, Londres-2012 e no Rio-2016. J Daniel Dias hoje o maior medalhista masculino da histria da natao paralmpica, com a conquista de 24 medalhas nos Jogos.


Atividade: 7671 - Natação
Descrição: Conheça esse esporte de titãs.
Acessos: 16921
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas