[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Nado Sincronizado
















Histria

Se comparado a outros esportes, o nado sincronizado pode ser considerado ainda um beb. A primeira apario da modalidade nas Olimpadas foi em Los Angeles-1984. O nado sincronizado tem outra particularidade que vem desde o seu nascimento: o carter artstico. Isso porque a modalidade surgiu, entre o fim do sculo 19 e o incio do sculo 20, como um verdadeiro bal aqutico.

No incio, as apresentaes eram feitas por homens, mas logo as mulheres passaram a dominar. O primeiro registro de apresentao de bal subaqutico de 1907, em Nova York. Naquele ano, a australiana Annette Kellerman se apresentou no New York Hippodrome dentro de um tanque de vidro.

Mas o nado sincronizado no se transformou no que hoje to facilmente. Mesmo com algumas apresentaes em competies de natao ao longo dos anos, foi somente em 1934, na Feira Mundial de Chicago, que o termo nado sincronizado foi utilizado pela primeira vez. A partir dali, o esporte tomou forma e os atletas comearam a se aperfeioar tcnica e fisicamente.Satiro Sodr/SSPress

Aps a primeira competio oficial ter sido disputada em 1940, o nado sincronizado no perdeu tempo e buscou logo virar um esporte olmpico. O caminho no foi fcil. De 1952 a 1968, participou como esporte de demonstrao. A primeira conquista oficial foi em 1955, nos Jogos Pan-Americanos do Mxico. Alguns anos mais tarde, em 1973, j sob o comando da Federao Internacional de Natao (Fina), foi disputado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade. Com a globalizao do nado sincronizado, o Comit Olmpico Internacional (COI) acrescentou o esporte lista oficial em 1982. A estreia, portanto, ocorreu em Los Angeles-1984.

As provas

O nado sincronizado olmpico disputado em duas categorias:
- Dueto
- Equipe: no mnimo quatro e no mximo oito atletas

As atletas tm que fazer duas apresentaes:
- Rotina tcnica: 2min20s para duetos e 2min50s para equipes. As atletas precisam efetuar movimentos obrigatrios, estabelecidos pelos rbitros.
- Rotina livre: 3min30s para duetos e 4min para equipes. As atletas efetuam movimentos e formaes escolhidas pela equipe.

Curiosidades

Erro de digitao
A canadense Sylvie Frchette perdeu uma medalha de ouro nas Olimpadas de Barcelona-1992 por um descuido de uma brasileira. rbitra da competio, Ana Maria da Silveira se equivocou ao dar nota para a bela apresentao da canadense e digitou 8,7 em vez de 9,7, como pretendia.

A prpria Ana Maria percebeu e admitiu o equvoco, j sob os protestos de Sylvie, mas no teve jeito. O lugar mais alto do pdio acabou mesmo com a norte-americana Kristen Babb-Sprague, que em um gesto de reconhecimento boa apresentao da rival, a colocou no topo do pdio. A injustia com a nadadora canadense foi desfeita trs anos depois, em 1995, quando o COI entregou-lhe a medalha de ouro.

Hegemonia russa
Das sete edies dos Jogos Olmpicos em que o nado sincronizado participou, a Rssia dominou o pdio, tanto no dueto quanto por equipes, nas ltimas quatro. De Sydney-2000, passando por Atenas-2004 e Pequim-2008, at chegar a Londres-2012, as russas levaram para casa todas as medalhas de ouro disputadas.

Uma das grandes responsveis por esse sucesso Anastasia Davydova. Aos 30 anos, a nadadora a maior vencedora olmpica do nado sincronizado. Nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008, Davydova venceu tanto a prova de duetos quanto a prova por equipes pela Rssia, somando quatro ouros. Em Londres-2012, ela voltou disputa, desta vez somente por equipes, e saiu vencedora mais uma vez, chegando quinta medalha dourada, um recorde para um atleta russo.

Entre 2001 e 2009, Davydova foi campe mundial 12 vezes. Depois da ltima edio dos Jogos, no entanto, a russa anunciou a aposentadoria e virou tcnica.


Atividade: 7672 - Nado Sincronizado
Descrição: Conheça esse esporte que requer muito sincronismo.
Acessos: 13245
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas