[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Pentatlo Moderno










Imagens: Divulgao/CBPMHistria

A origem do pentatlo moderno intimamente ligada ao militarismo. Na Grcia Antiga, os espartanos utilizavam a modalidade para selecionar os soldados mais completos e versteis. Inserido pelos gregos nos Jogos da Antiguidade, o esporte tinha papel de destaque na disputa, j que o vencedor do pentatlo era considerado o grande campeo.

As modalidades e a forma de disputa eram diferentes das que so vistas atualmente. O pentatlo consistia de provas de salto em distncia e altura, lanamento de disco e dardo, corrida e luta. Cada etapa era eliminatria, at que sobrassem apenas dois atletas para lutar entre si, definindo assim o vencedor.

A transformao do esporte para o que hoje conhecemos como pentatlo moderno aconteceu no fim do sculo 19, graas a um oficial sueco. Ele teve a ideia de adaptar o esporte para uma simulao militar. A inteno era criar a situao de um soldado que tinha que entregar mensagens atrs das linhas inimigas. A aventura comeava a cavalo, passava pelo tiro, pela esgrima e pela natao, terminando na corrida.

Entusiasta do pentatlo moderno, o Baro de Coubertin conseguiu inserir a disputa nos Jogos de Estocolmo-1912. Para ele, a modalidade teria um destino parecido ao status desfrutado nos Jogos da Antiguidade, tornando-se uma das principais disputas das Olimpadas. A previso do Baro, entretanto, no se concretizou, e o pentatlo moderno ainda luta por um lugar ao sol contra modalidades mais bem aceitas pelo pblico.

Em Atlanta-1996, o pentatlo moderno sofreu uma alterao importante. At ento disputado em vrios dias diferentes, os atletas passaram a cumprir as provas em apenas um dia. O objetivo era tornar a disputa mais dinmica e atrativa para o pblico. Na primeira edio com a mudana, Aleksandr Parygin, do Cazaquisto, conquistou a medalha de ouro com um total de 5.551 pontos, aps 13h de competio.

Curiosidades

De Hollywood para as Olimpadas

O ator Dolph Lundgren mundialmente conhecido pelo papel do boxeador Ivan Drago, arquirrival de Rocky Balboa interpretado por Silvester Stalone no filme Rocky IV. Mas h outros fatos em relao ao ator que no so to divulgados. Alguns exemplos: Lundgren faixa preta e bicampeo europeu de carat, tem um mestrado em engenharia qumica e esteve nas Olimpadas de Atlanta-1996 como coordenador da equipe norte-americana de pentatlo moderno.

A histria do ator com o pentatlo comeou graas ao cinema. Em 1994, foi lanado o filme Penthatlon, em que o personagem de Lundgren se envolve com neonazistas aps conquistar o ouro olmpico pela Alemanha Oriental nos Jogos de Seul-1988. O contato com a modalidade fez com que ele recebesse um convite para liderar a equipe dos Estados Unidos em Atlanta e chamar a ateno para o esporte, que corria o risco de deixar o programa olmpico.

A parceria no deu muito certo. Em Atlanta, o norte-americano Michael Gostigian nico representante do pas nos Jogos terminou a competio no modesto 16 lugar, com um total de 5.305 pontos.


Atividade: 7673 - Pentatlo Moderno
Descrição: Conheça esse esporte olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes e que compõe-se por cinco modalidades diferentes.
Acessos: 13416
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas