[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Remo




Histria

Antes dos motores e das velas impulsionarem as embarcaes pelas guas, o homem contava apenas com a prpria fora e um objeto para se locomover: o remo. Seguindo o destino natural de todas as atividades em que possvel competir, o remo se transformou em esporte.

Antigamente, at mesmo grandes barcos eram impulsionados por enormes e pesados remos, geralmente manuseados por escravos. Isso s foi mudar com o surgimento das velas, deixando os remos apenas para pequenas embarcaes. Embora haja registros muito antigos da utilizao do remo como meio de propulso para balsas, as primeiras competies s foram disputadas no sculo 11, ainda em carter festivo.

Aos poucos o esporte foi tomando maiores propores. Em 1300, por exemplo, surgiu o termo regata, em Veneza, j tradicional pela disputa nas guas. Os venezianos tambm foram os responsveis pela criao das provas com timoneiros. Depois, o remo s foi passar por mudanas significativas no fim do sculo 18, com o surgimento das regras que regem o esporte. Assim, em 1775 ocorreram as primeiras regatas oficiais.

A evoluo dos barcos e dos prprios remos comeou a fazer a diferena logo depois. Com barcos adaptados para a competio, surgiu em 1829 o tradicional desafio entre as universidades inglesas de Oxford e Cambridge, que at hoje disputado. Em 1892, com a criao da Federao Internacional de Remo, a modalidade deu um passo fundamental para entrar no programa olmpico, estreando em Paris-1900 para nunca mais sair.

Curiosidades

Campeo desconhecido
Os Jogos de Paris-1900 primeiros com a presena do remo preservam at hoje um mistrio que nunca foi e dificilmente ser resolvido: quem foi o menino francs que conquistou a medalha de ouro ao lado dos remadores holandeses Franois Antoine Brandt e Roelof Klein?

Embora se tenha registro fotogrfico do jovem campeo, no se sabe o nome ou a idade dele. A histria do pequeno medalhista de ouro talvez o mais jovem da histria fruto de uma prtica comum naquela edio dos Jogos. Favoritos ao ttulo, os holandeses foram surpreendidos na fase de classificao ao ficarem quase nove segundos atrs dos franceses Martinet e Waleff. O motivo: enquanto o barco holands tinha um timoneiro adulto Hermanus Brockmann, de 60kg os franceses colocaram como timoneiro uma criana, bem mais leve, para ganhar vantagem.

A ttica deu certo na fase de classificao, mas abriu os olhos dos holandeses, que a imitaram na final. Da surgiu o jovem campeo, escolhido como substituto de Brockamnn no momento decisivo as regras da poca permitiam incluir participante de outra nacionalidade. Os holandeses concluram a prova em 7min34s2, contra 7min34s4 dos franceses, que ficaram com a prata.

Pai da estrela
O norte-americano John Jack Kelly venceu a prova do single skiff nas Olimpadas da Anturpia-1920 por apenas um segundo, em um duelo particular contra o britnico Jack Beresford. Famoso por ter mantido uma invencibilidade de 126 provas, Kelly veria sua famlia ficar ainda mais famosa.

Primeiro pelo filho, John Jr., que competiu em quatro Olimpadas e venceu a tradicional regata Diamond Sculls duas vezes, em 1947 e 1949. Mas a famlia ficou ainda mais conhecida graas filha de John Kelly, a atriz norte-americana Grace Kelly, que ainda se tornou princesa de Mnaco.

Acompanhe uma apresentao especial sobre a histria e a evoluo do remo no mundo e no Brasil

Projeto Inteligncia Esportiva O Remo
Universidade Federal do Paran (UFPR)/Ministrio do Esporte





Atividade: 7675 - Remo
Descrição: Conheça esse esporte que requer força e estilo.
Acessos: 10353
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas