[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Saltos Ornamentais










Histria

Engana-se quem imagina que a arte de saltar de vrias alturas rumo gua nasceu recentemente. A prtica que deu origem aos saltos ornamentais est registrada em murais pintados h cerca de 4 mil anos. Essas pinturas mostram povos babilnicos, caldeus e os antigos egpcios mergulhando de pontos elevados, com o objetivo de alcanar comida ou buscar tesouros no fundo do mar.

Como esporte, as primeiras competies conhecidas datam de 1822 e foram realizadas em Tischy, na Alemanha. Entretanto, foi apenas em 1971 que pela primeira vez uma competio foi fotografada e documentada. Ela ocorreu na Inglaterra, e a ponte de Londres foi usada como plataforma. Anos depois, a capital inglesa ergueu uma torre de cinco metros que passou a ser usada como plataforma para saltos e, a partir da, o esporte se difundiu at chegar aos Estados Unidos.
Satiro Sodr/SSPress
Mas foi apenas em 1973 que a Federao Internacional de Natao (Fina) realizou o primeiro Campeonato Mundial, em Belgrado, na ento Iugoslvia. Nas Olimpadas, a modalidade j fazia parte do programa de competies desde os Jogos de St. Louis, em 1904, com provas de plataforma exclusivas para homens.

Curiosidades

Em sincronia
Apesar de se tratar de uma modalidade disputada h mais de um sculo em Olimpadas, foi apenas na edio de Sydney, em 2000, que as competies de saltos sincronizados passaram a fazer parte do programa olmpico. Nelas, os atletas saltam em duplas, com o desafio de executar os movimentos de forma idntica e ao mesmo tempo.

Primeira vez no Brasil
A primeira competio de saltos ornamentais ocorrida no Brasil se deu no Rio de Janeiro, em 1913, na enseada de Botafogo. O vencedor foi Adolpho Wllisch, tambm o primeiro saltador do pas a disputar uma Olimpada, em 1920, na Anturpia, edio que marcou a estria do Brasil em Jogos Olmpicos.

Acompanhe um vdeo especial produzido pelo Portal Brasil 2016 e aprenda mais sobre os saltos ornamentais


Atividade: 7676 - Saltos Ornamentais
Descrição: Os saltos ornamentais ou saltos para a água são os nomes dados ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada ou trampolim em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda.
Acessos: 11216
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas