[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Deslizamento de Terra

O que provoca deslizamentos de terra?

Com a ruptura do solo de uma encosta causada por algum fator de risco

Com a ruptura do solo de uma encosta causada por algum fator de risco. O agente causador mais conhecido so as chuvas, to comuns nesta poca do ano. Mas tambm h outros, como terremotos, erupes vulcnicas e vibraes




Deslizamentos

O deslizamento um fenmeno provocado pelo escorregamento de materiais slidos, como solos, rochas, vegetao e/ou material de construo ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas. Ocorre em reas de relevo acidentado, das quais foram retiradas a cobertura vegetal original que responsvel pela consistncia do solo e que impede, atravs das razes, o escoamento das guas. O deslizamento de terra se difere dos processos erosivos pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade. Esses fenmenos naturais e/ou antrpicos, causam problemas imediatos para a populao, independente de sua condio social, e tambm para o meio ambiente.

O Brasil, pelo fato de ter predominncia de clima tropical, existem grandes ndices pluviomtricos no vero, que corresponde ao perodo chuvoso, com isso as encostas naturalmente so locais de risco ao deslizamentos de terra.

notrio que os deslizamentos em encostas e morros urbanos vm ocorrendo com uma frequncia alarmante nestes ltimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupao de novas reas de risco, principalmente pela populao mais carente.

Muitas cidades, em sua expanso, avanam para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instveis. o caso da ocupao de vertentes de morros ou de obras efetuadas em reas extremamente suscetveis intempries intensas ou solos fragilizados.

A poca de ocorrncia dos deslizamentos coincide com o perodo das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as guas escoadas e infiltradas vo desestabilizar as encostas. Nos morros, os terrenos so sempre inclinados e, quando a gua entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que esto em baixo.

Desta maneira, os escorregamentos em reas de encostas ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais agravados pela ocupao e ao humana.

Quando ocorrem as precipitaes o solo absorve uma parcela da gua, no entanto, outra parte se locomove em forma de enxurrada na superfcie do terreno, a parte de gua que se infiltra no solo se confronta com alguns tipos de rochas impermeveis, com isso a gua no encontra passagem e comea acumular-se em nico local tornando, dessa forma, o solo saturado de umidade que no consegue suportar e se rompe, desencadeando o deslizamento de terras nas encostas at a base dos morros.

Os motivos que desencadeiam esse processo esto ligados retirada da cobertura vegetal de reas de relevo acidentado, habitao humana em locais imprprios, oferecendo condies propcias para o desenvolvimento de deslizamentos em encostas.

H que considerar trs fatores de influncia na ocorrncia dos deslizamentos:
  • Tipo de solo: sua constituio, granulometria e nvel de coeso;
  • Declividade da encosta: cujo grau define o ngulo de repouso, em funo do peso das camadas, da granulometria e nvel de coeso;
  • gua de embebio: que contribui para aumentar o peso especfico das camadas; reduzir o nvel de coeso e o atrito, responsveis pela consistncia do solo, e lubrificar as superfcies de deslizamento.

Os deslizamentos so responsveis por inmeras vtimas fatais e grandes prejuzos materiais. Como exemplo, pode-se citar o ocorrido em Angra, em janeiro deste ano, sendo que os deslizamentos aconteceram por causa das acomodaes de uma poro do terreno que se movimentou devido quebra de atrito entre solo/subsolo ou solo/rocha matriz. O fenmeno ocorreu por causa da grande quantidade de gua da chuva que se infiltrou no solo e o deslizamento ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a fora da gravidade. Some-se a isso, o fato das construes estarem localizadas no sop das encostas, destino natural dos sedimentos soltos que vo sendo carregados pela gua da chuva.

Outro fato est relacionado ao morro do Bumba, em Niteri, na madrugada do dia 06 de abril do decorrente ano.
Como o local onde a comunidade estava instalada abrigou um grande depsito de lixo at 1986, uma das verses a de que o acmulo de gs metano no subsolo da favela teria provocado uma exploso, precipitando o deslizamento da encosta. Especialistas tambm afirmam outras duas causas provveis: a de um escorregamento no alto do morro, provocado pela chuva forte que caiu nos dois dias antes da tragdia, e encharcou a terra, ou o deslocamento do solo na base da comunidade. O fato de ter sido erguida sobre um antigo lixo, torna essa comunidade ainda mais instvel.

Especialistas tambm afirmam, que com uma camada de terra de apenas 1 a 2 metros de espessura sobre rochas que, com o tempo, foram se despregando do macio original, o terreno dos morros se tornou instvel e com baixa capacidade de absorver a gua. Desta maneira, pesados e encharcados de gua, as rochas e o solo se soltam e deslizam. Outro fator das causas da tragdia, tambm est associado ao conjunto de macios, que representa um tero do territrio da cidade do Rio de Janeiro, o qual dificulta a dissipao das frentes frias.

Comparando a situao acima, com o Morro da Carioca (Centro de Angra), ambas so resultado de uma enorme ocupao irregular, porm, o volume de terra e quantidade de vtimas no primeiro caso, parecem ser maiores. Mas, o fato que a situao demonstra um dos maiores deslizamentos da histria do Estado do Rio.

O governador do Rio, Srgio Cabral Filho, anunciou que utilizar R$ 1 bilho para a remoo de famlias que vivem em reas de "altssimo risco". As remoes integram o Plano Diretor de Ocupao que o governo do Estado disponibilizar para os municpios do Rio.

importante ressaltar que a legislao s permite ao governo federal liberar verba para remoo a moradores que tenham ttulo de propriedade. Porm, o Congresso pode flexibilizar certas regras e facilitar esse processo, pois urgente a necessidade de se remover quem vive em locais de risco. Por isso, as remoes devem ser feitas com planejamento e indenizao, sendo que as pessoas devem ser removidas para lugares com infraestrutura e acessibilidade.

Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento
  • Aparecimento de fendas, depresses no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinao de tronco de rvores, de postes e o surgimento de minas dgua. Ocorrendo um desses sinais, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada.

Como evitar um deslizamento
  • No destruir a vegetao das encostas;
  • No caso de vazamentos, consertar o mais rpido possvel e no deixar a gua escorrendo pelo cho - o ideal construir canaletas;
  • Juntar o lixo em depsitos para o dia da coleta e no deix-lo entulhado no morro;
  • No amontoar sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a sada de gua e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos;
  • No jogar lixo em vias pblicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento, assim, deve-se jogar o lixo e entulho em latas ou cestos apropriados;
  • No dificultar o caminho das guas de chuva com lixo por exemplo;
  • As barreiras em morros devem ser protegidas por drenagem de calhas e canaletas para escoamento da gua da chuva;
  • No fazer cortes nos terrenos de encostas sem licena da Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade;
  • Solicitar a Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a colocao de lonas plsticas nas barreiras;
  • As barreiras devem ser protegidas com vegetao que tenham razes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra;
  • Em morros e encostas, no plantar bananeiras e outras plantas de razes curtas, porque as razes dessas rvores no fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos;
  • Pode-se plantar para que a terra no seja carregada pela gua da chuva. Perto das casas: pequenas fruteiras, plantas medicinais e de jardim, tais como: goiaba, pitanga, carambola, laranja, limo, pinha, acerola, urucum, jasmim, rosa, pata-de-vaca, hortel, cidreira, boldo e capim santo. Nas encostas pode-se plantar: capim braquiria, capim gordura, capim-de-burro, capim sndalo, capim gengibre, grama germuda, capim choro, grama p-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetao ir proteger as encostas.
  • Em morros e encostas no plantar mamo, fruta-po, jambo, coco, banana, jaca e rvores grandes, pois acumulam gua no solo e provocam quedas de barreiras.






Atividade: 9420 - Deslizamento de Terra
Descrição: Atividade com informações acerca de como acontecem os deslizamentos de terra e ações para evitá-los.

A ocupação criteriosa das regiões serranas, evitando a construção em áreas de encosta e mantendo a vegetação natural, pode impedir a erosão do solo e os deslizamentos do terreno. Medidas como mapeamento de áreas de risco podem evitar a construção irregular de casas no local, bem como o controle desses espaços pelos órgãos fiscalizadores responsáveis.
Acessos: 19952
Fonte:

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas