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Tradicional |
Escolanovista |
Tecnicista |
Progressista |
Concepo
de educao |
A educao deve ser comprometida com a cultura. Sua funo transmitir e preservar o patrimnio cultural, preparando intelectual e moralmente os alunos a fim de que possam desempenhar os papeis que lhes so conferidos pela sociedade
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A educação deve visar o desenvolvimento cognitivo dos alunos |
A educação deve ser planejada, controlada e avaliada cientificamente, sua função é produzir mudanças comportamentais relativamente permanente e socialmente desejáveis, seja pela instalação de novos comportamentos, seja pela modificação dos já existentes, formando assim indivíduos eficientes no desempenho de papéis diferenciados e necessários ao bom funcionamento do sistema social |
A educação se relaciona dialeticamente com a sociedade. Apesar de estar vinculada aos determinantes histórico-sociais, ela também poderá constituir-se em um instrumento importante no processo de transferência social.
A função da educação é elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade social que o cerca, a fim de capacitá-lo a atuar no sentido de sua emancipação social, econômica, política e cultural |
Concepção do
Processo ensino-
aprendizagem |
O processo ensino-aprendizagem tem como objetivo a transmissão do acervo cultural, envolvendo trabalho árduo, perseverança, aplicação e disciplina. Através do esforço próprio se alcança o sucesso, sendo, portanto as diferenças individuais o fator que determina as diferentes posições assumidas pelos indivíduos na sociedade |
O processo ensino-aprendizagem tem como objetivo orientar e incentivar o aluno na constituição do conhecimento, tendo em vista o desenvolvimento de sua inteligência e, conseqüentemente, a formação da personalidade.
As situações de ensino-aprendizagem devem partir das necessidades e interesses do educando. |
O processo ensino-aprendizagem consiste num arranjo de contingências de reforço que possibilitam ou aumentam a probabilidade de ocorrência de uma resposta desejada. Deve ser organizado de forma sistemática e controlada, a fim de que a aprendizagem, traduzida como uma atividade manifesta do comportamento, ocorra com eficácia e eficiência |
O processo ensino-aprendizagem situado, ou seja, acontece numa cultura especfica, com pessoas concretas, que pertencem a uma classe social definida |
Professor |
É responsável pelo ato de transmitir conhecimentos clássicos, enciclopédicos, em forma de conceitos, verdade. |
Deixa de ser o centro das atividades e passa ser o facilitador, aquele que orienta, incentiva e controla a aprendizagem, caminhando junto com seus alunos |
O professor passa a exercer a posição de administrador, ou daquele que vai executar os planejamentos |
O professor deve ser um guia-orientador do processo educativo. Seu papel é o de elemento mediador entre a prática social vivida pelo aluno e o saber socialmente significativo que ele deverá dominar, a fim de se tornar um força ativa na transferência das estruturas sociais |
Aluno |
Ser passivo, sempre pronto para receber conhecimentos, memorizá-los, para, conseqüentemente, serem dogmatizados. |
Sujeito da aprendizagem, passa exercer o papel de investigados, lhe é concedido o poder de ação dentro de seus interesses, ou seja, ele passa a ter liberdade de escolha |
A aluno passa a ser uma matéria prima a ser transformada |
Sujeito histórico inserido em uma realidade social concreta |
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