A boa apresentao pessoal agregada a um bom currculo
acrescenta pontos ao profissional, valorizando-o ainda mais para
o selecionador, diz Glaucia Santos.
De acordo com a consultora, entretanto, a aparncia no levada
em conta na mesma proporo da experincia profissional do
candidato e o quanto ele pode agregar empresa - salvo as
profisses nas quais a boa aparncia essencial (modelos, por exemplo).
Segundo Glaucia, fato que estar bem apresentvel valorizado.
Um profissional que no se atenta aos cuidados pessoais com a
aparncia pode passar uma imagem negativa, explica.
Ela acredita, entretanto, que dificilmente um
candidato com bom currculo que aparea na entrevista com barba
e cabelos longos deixe de ser contratado. Caso a filosofia da
empresa no aceite tal aspecto, mais comum que o selecionador
no escolha o candidato, diz.
A consultora, porm, alerta: A empresa no pode
justificar a no-contratao de um profissional a partir de
alguma caracterstica fsica, uma vez que isso poder ser visto
como discriminatrio.
Homens
Em geral, as cores preferidas dos recrutadores para ternos so o
preto, com 43,2% dos votos, e o azul-marinho, com 36,1%. O bege
definitivamente no uma cor agradvel para entrevistas aos
olhos dos selecionadores, uma vez que recebeu apenas 2,1% das
escolhas, segundo a pesquisa.
Os ternos pretos fazem mais sucesso ainda,
entretanto, entre selecionadores jovens, como trainees e
recm-formados - 76,7% dos votos. Recrutadores dos mesmos cargos
votaram em segundo lugar para o azul-marinho (13,3%).
J entre profissionais de cargos mais altos, como gerentes,
diretores, vice-presidentes e presidentes, a preferncia pelo
azul-marinho. A cor recebeu, respectivamente, 40,4%, 48,9%, 52%
e 45,8% dos votos.
Barba, bigode e cabelo
A pesquisa mostra a preferncia dos selecionadores por candidatos
com o visual leve, ou seja, sem barba e bigode (91,3%) e de
cabelo curto (96,6%).
Apenas 3% preferem o uso da barba, 2,2% o uso do
bigode e 3,4% o uso da barba e do bigode.
Recrutadores com mais de 55 anos, porm, tendem a ser mais
receptivos a candidatos com barba preferncia de 4,7% dos
selecionadores entre 56 e 60 anos e de 4,7% dos que tm mais de 60.
O uso s do bigode, de um modo geral, o menos
aprovado entre os selecionadores.
O cabelo comprido mais bem visto entre vice-presidentes
(11,5%), consultores (8,8%) e estagirios (8,8%). Trainees e
recm-formados tm preferncia de 100% pelo corte curto.
Gravata
A ausncia do uso da gravata no vista, de um modo geral
(46,2%), como uma influncia negativa na aparncia dos
candidatos, segundo a pesquisa.
Para cargos que paguem no mnimo R$ 3 mil, recrutadoras mulheres
tendem a preferir o uso da gravata em relao a recrutadores
homens 37,1% delas acham que a ausncia do traje no
influencia de forma negativa na aparncia do candidato, quando
50,9% dos homens tm a mesma opinio.
J 23,3% das mulheres acreditam que a falta da gravata influencia
negativamente, quando apenas 16,6% dos homens pensam da mesma forma.
No passar dos anos, a ausncia da gravata vem sendo menos
reprovada - em 2005, 38,6% dos recrutadores acreditavam que a
falta do acessrio no influenciava e, em 2007, 42,4%.
Mulheres
O uso de tailleur (conjunto de saia e blusa da mesma estampa) -
33,5% de preferncia em geral - vem perdendo fora com o passar
dos anos. Em 2002, o traje recebeu a preferncia de 71,3% entre
os homens e de 74,5% entre as mulheres. A parcela foi caindo at
chegar ao ndice de 38,5% entre homens e de 23,7% entre as
mulheres em 2009.
De acordo com a pesquisa, o modelo perdeu espao
para a combinao de cala comprida com blazer, que recebeu
preferncia de 3,9% entre os homens e de 4,9% entre as mulheres
em 2002 e, em 2009, de 40,9% e 60,7%, respectivamente. Segundo a
Catho Online, o valor vem mudando devido ao maior nmero de
entrevistadores do sexo feminino, que preferem a cala comprida
e o blazer.
Maquiagem e corte de cabelo
De uma forma geral, o uso de maquiagem leve a preferncia dos
entrevistadores (91,7%). Os recrutadores homens, entretanto,
tendem a preferir a ausncia de maquiagem (6,9%) em relao s
mulheres (4%). A ausncia de maquiagem, porm, j foi mais bem
vista em anos anteriores. Em 2002, por exemplo, 25% dos homens e
18,6% das mulheres tinham preferncia pela opo.
A pesquisa revelou que os cabelos longos so os preferidos entre
os selecionadores (64,6%), mas os homens preferem o tipo de
corte (67,6%) do que as mulheres (58,7%).
Quanto mais jovem o recrutador, maior a
preferncia por cabelos longos. Entre os selecionadores com
menos de 25 anos, 75,8% preferem o corte. Os ndices alcanam
equilbrio na faixa dos 46 a 50 anos 48,2 para os cabelos
longos contra 51,8% para os curtos e a situao invertida a
partir de acima de 50 anos. Entre os recrutadores com mais de 60
anos, 69,9% preferem os curtos.
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