Atividade: | 5846 - Dicas de Elaboração do Currículo |
Descrição: | Currículo para primeiro emprego: veja dicas e como montar
Modelos de currículos Saiba como entrevistador pode desmascarar mentiras no currículo Veja como ganhar destaque ao cadastrar currículos na internet. Perfil em site pode conter mais informações do que o impresso. Isso facilita a seleção por meio de filtros usados pelas empresas. Para fazer o currículo se destacar entre tantos cadastrados diariamente em sites de empresas, especialistas apontam três passos: atualizar sempre os dados, colocar todos os cargos similares ao pretendido ou relacionados à sua área e fornecer informações completas da sua trajetória profissional. Na internet, o candidato pode colocar mais informações do que no currículo impresso, ensina Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum. “Quanto mais completo, com informações da carreira, habilidades e cursos, maior será a probabilidade de o currículo constar nos resultados das buscas”, explica. A Unilever, uma das empresas que mantêm banco de dados de candidatos em seu site, determina pré-requisitos e atribui pontos de acordo com o peso dessas características para cada vaga aberta. A apresentação dos currículos, após a pesquisa, é feita por ordem de classificação decrescente, considerando o grau de aderência dos candidatos à pontuação estabelecida. Quando necessário, palavras-chave também são utilizadas como filtros na seleção. O sistema de pontuação também é utilizado pela Atento, empresa da área de call center. “É importante que o candidato preencha ao máximo as informações solicitadas durante o cadastro, pois o software cruza esses dados com os do perfil solicitado pela empresa. Se o candidato omite alguma característica, pode alcançar uma pontuação que o elimine da busca ou deixar de participar de um processo mais abrangente”, explica Majo Martinez, diretora de relacionamento. Vale optar por mais de um cargoNo currículo é vantagem apontar mais de um objetivo profissional, diz o presidente da Curriculum. Uma secretária executiva bilíngue, por exemplo, pode selecionar também os cargos de secretária executiva e secretária bilíngüe, separadamente. No caso de atendimento ao consumidor, o candidato pode escolher ainda as opções de atendente, teleatendente, suporte, telesuporte. Na área de vendas, as de vendedor, representante comercial e consultor de vendas. “As empresas procuram candidatos por nomes de cargos diferentes, que muitas vezes dizem respeito à mesma função. Nesses casos, nos sistemas mais avançados, o currículo só constará no resultado da pesquisa se a empresa buscou um cargo exatamente com o mesmo nome no objetivo profissional”, afirma Abrileri. Os erros mais comunsO executivo alerta que, no entanto, não se deve optar por cargos que não tenham relação entre si. “Quem está disposto a fazer qualquer coisa transmite a sensação de que não faz nada bem feito. Tem que colocar cargos similares, e não secretária, recepcionista e atendente financeira, por exemplo.” Outro erro é não especificar atividades desenvolvidas nas empresas onde trabalhou e os resultados obtidos, destaca Daniella Correa, consultora de RH da Catho. Apesar de ser recomendável colocar mais informações no cadastro via web, é importante manter a objetividade. Giuliana Hyppolito Marra, consultora do Grupo DMRH, desaconselha usar adjetivos para se ‘vender’. “A venda vem pela trajetória, não pelos adjetivos como dinâmico e pró-ativo”, ensina. Mentir no currículo on-line é tão ruim quanto no impresso. “Algumas pessoas informam cursos que não foram terminados, supervalorizam conhecimentos em idiomas, inventam experiências anteriores nos cargos. Quando chega a entrevista, [descobre-se que] a pessoa não fez 10% do que disse. Entrevista não pode ser momento de desmascaramento”, alerta Abrileri. Também contam ponto negativo erros de português, “assim como abreviaturas ou gírias de internet”, destaca Majo, da Atento. A dica é pedir que outra pessoa revise o currículo antes do envio. Atento - página de currículos Página do Trabalhe Conosco da Atento: 10 mil Atualização dos dadosAlém de fazer o acompanhamento das vagas que surgem, é imprescindível manter constantemente os dados atualizados. “Alguns softwares permitem inclusive que o candidato defina uma série de perfis para receber aviso de oportunidades em aberto das empresas cadastradas”, diz Majo. Se o candidato arrumou emprego, deve informar que está trabalhando. “Há pessoas que trabalham e continuam procurando outra posição. Se achar que não é ético citar o nome da empresa atual, não tem problema, eles não vão olhar a empresa, e sim as atividades que ele desempenha”, explica Giuliana. Quando não há oferta de vagaVale a pena cadastrar o currículo no site de uma empresa se não há vaga aberta no momento? Os especialistas consultados pelo G1 divergiram na resposta. Para Abrileri, quem deixar dados sem que seja para uma vaga determinada corre o risco de ser esquecido. “Muitos RHs [departamentos de recursos humanos] têm costume de não olhar seu banco de currículos e, sempre que precisam de alguém, abrem uma vaga e aí olham quem se candidatou para aquela função. É um costume antigo que só prejudica o próprio RH. O ideal é procurar já na sua base constituída.” Giuliana, do Grupo DMRH, diz que essa consulta ao cadastro é frequente. “Há muitas empresas que empregam só com o base no banco de currículos.” A Unilever afirma incentivar os interessados a fazer o cadastro no banco de dados independente da existência de vagas. “A pessoa pode posteriormente enviar o seu currículo para vagas de interesse, ter a informação sobre vagas para as quais tenha sido considerada e obter feedback sobre sua participação ou não nos processos seletivos”, informou a multinacional. |
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Fonte: | http://g1.globo.com |