Atividade: | 4424 - Carreira: Conservação e Restauro |
Descrição: | Conheça o que faz o profissional dessa área e como é a profissão. Trabalho do restaurador é essencial para a preservação da identidade cultural. Cursos de graduação existentes no país são poucos e recentes. Profissional precisa entender de história e de química. Um povo se reconhece como tal graças às heranças culturais e materiais comuns a essas pessoas. E para que esse patrimônio seja preservado de uma geração a outra o trabalho do conservador e restaurador é fundamental. O profissional irá lidar com a recuperação de bens móveis, como quadros, peças de cerâmica e esculturas.
'Fazer a restauração de um objeto implica não só em trazê-lo à sua forma original mas também em respeitar a história dessa peça. Muitas vezes, as intervenções posteriores têm tanta importância quanto a concepção original e, então, vale a pena deixar as marcas desses registros', explica Elaine Caramella, professora do curso superior tecnológico de conservação e restauro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Segundo ela, há uma grande diferença entre conservar e restaurar: 'a restauração implica em devolver a obra ao seu estado ‘original’, e a conservação consiste em aplicar técnicas que vão impedir que a peça se deteriore ainda mais'. 'Isso é mais fácil de ser percebido na arquitetura. Na Itália, por exemplo, as ruínas do Fórum Romano e do Coliseu foram conservadas e não restauradas', afirma Elaine.
E quem pensa que basta gostar de história da arte que vai se dar bem está enganado. Conhecimentos em ciências naturais, como química, biologia e física, são fundamentais.
'No caso dos livros, por exemplo, o problema da degradação do papel é a acidez. Daí há a necessidade de utilizar produtos químicos e saber utilizar o papel adequado', afirma José Carlos Andreoli, diretor do Centro de Documentação da Universidade de Brasília.
O restaurador Julio Moraes, cujo estúdio realiza a restauração do teto da igreja do Carmo, no Centro de São Paulo, concorda. 'Esses conhecimentos são mesmo muito pertinentes. A pessoa pode até não gostar no começo, mas depois vai vendo a aplicação prática e logo se interessa.'
Cursos A formação profissional para lidar com bens móveis em nível de graduação ainda é muito recente no país. Segundo dados do Ministério da Educação, há sete cursos na área _cinco deles são tecnológicos.
A Unicamp prevê a abertura de um curso de graduação em conservação e restauro no campus de Limeira a partir de 2010. O curso deverá oferecer 60 vagas. |
Acessos: | 25212 |
Fonte: | http://g1.globo.com |