�A boa apresenta��o pessoal agregada a um bom curr�culo
acrescenta pontos ao profissional, valorizando-o ainda mais para
o selecionador�, diz Glaucia Santos.
De acordo com a consultora, entretanto, a apar�ncia n�o � levada
em conta na mesma propor��o da experi�ncia profissional do
candidato e o quanto ele pode agregar � empresa - salvo as
profiss�es nas quais a boa apar�ncia � essencial (modelos, por exemplo).
Segundo Glaucia, � fato que estar bem apresent�vel � valorizado.
�Um profissional que n�o se atenta aos cuidados pessoais com a
apar�ncia pode passar uma imagem negativa�, explica.
Ela acredita, entretanto, que dificilmente um
candidato com bom curr�culo que apare�a na entrevista com barba
e cabelos longos deixe de ser contratado. �Caso a filosofia da
empresa n�o aceite tal aspecto, � mais comum que o selecionador
n�o escolha o candidato�, diz.
A consultora, por�m, alerta: �A empresa n�o pode
justificar a n�o-contrata��o de um profissional a partir de
alguma caracter�stica f�sica, uma vez que isso poder� ser visto
como discriminat�rio�.
Homens
Em geral, as cores preferidas dos recrutadores para ternos s�o o
preto, com 43,2% dos votos, e o azul-marinho, com 36,1%. O bege
definitivamente n�o � uma cor agrad�vel para entrevistas aos
olhos dos selecionadores, uma vez que recebeu apenas 2,1% das
escolhas, segundo a pesquisa.
Os ternos pretos fazem mais sucesso ainda,
entretanto, entre selecionadores jovens, como trainees e
rec�m-formados - 76,7% dos votos. Recrutadores dos mesmos cargos
votaram em segundo lugar para o azul-marinho (13,3%).
J� entre profissionais de cargos mais altos, como gerentes,
diretores, vice-presidentes e presidentes, a prefer�ncia � pelo
azul-marinho. A cor recebeu, respectivamente, 40,4%, 48,9%, 52%
e 45,8% dos votos.
Barba, bigode e cabelo
A pesquisa mostra a prefer�ncia dos selecionadores por candidatos
com o visual leve, ou seja, sem barba e bigode (91,3%) e de
cabelo curto (96,6%).
Apenas 3% preferem o uso da barba, 2,2% o uso do
bigode e 3,4% o uso da barba e do bigode.
Recrutadores com mais de 55 anos, por�m, tendem a ser mais
receptivos a candidatos com barba � prefer�ncia de 4,7% dos
selecionadores entre 56 e 60 anos e de 4,7% dos que t�m mais de 60.
O uso s� do bigode, de um modo geral, � o menos
aprovado entre os selecionadores.
O cabelo comprido � mais bem visto entre vice-presidentes
(11,5%), consultores (8,8%) e estagi�rios (8,8%). Trainees e
rec�m-formados t�m prefer�ncia de 100% pelo corte curto.
Gravata
A aus�ncia do uso da gravata n�o � vista, de um modo geral
(46,2%), como uma influ�ncia negativa na apar�ncia dos
candidatos, segundo a pesquisa.
Para cargos que paguem no m�nimo R$ 3 mil, recrutadoras mulheres
tendem a preferir o uso da gravata em rela��o a recrutadores
homens � 37,1% delas acham que a aus�ncia do traje n�o
influencia de forma negativa na apar�ncia do candidato, quando
50,9% dos homens t�m a mesma opini�o.
J� 23,3% das mulheres acreditam que a falta da gravata influencia
negativamente, quando apenas 16,6% dos homens pensam da mesma forma.
No passar dos anos, a aus�ncia da gravata vem sendo menos
reprovada - em 2005, 38,6% dos recrutadores acreditavam que a
falta do acess�rio n�o influenciava e, em 2007, 42,4%.
Mulheres
O uso de tailleur (conjunto de saia e blusa da mesma estampa) -
33,5% de prefer�ncia em geral - vem perdendo for�a com o passar
dos anos. Em 2002, o traje recebeu a prefer�ncia de 71,3% entre
os homens e de 74,5% entre as mulheres. A parcela foi caindo at�
chegar ao �ndice de 38,5% entre homens e de 23,7% entre as
mulheres em 2009.
De acordo com a pesquisa, o modelo perdeu espa�o
para a combina��o de cal�a comprida com blazer, que recebeu
prefer�ncia de 3,9% entre os homens e de 4,9% entre as mulheres
em 2002 e, em 2009, de 40,9% e 60,7%, respectivamente. Segundo a
Catho Online, o valor vem mudando devido ao maior n�mero de
entrevistadores do sexo feminino, que preferem a cal�a comprida
e o blazer.
Maquiagem e corte de cabelo
De uma forma geral, o uso de maquiagem leve � a prefer�ncia dos
entrevistadores (91,7%). Os recrutadores homens, entretanto,
tendem a preferir a aus�ncia de maquiagem (6,9%) em rela��o �s
mulheres (4%). A aus�ncia de maquiagem, por�m, j� foi mais bem
vista em anos anteriores. Em 2002, por exemplo, 25% dos homens e
18,6% das mulheres tinham prefer�ncia pela op��o.
A pesquisa revelou que os cabelos longos s�o os preferidos entre
os selecionadores (64,6%), mas os homens preferem o tipo de
corte (67,6%) do que as mulheres (58,7%).
Quanto mais jovem � o recrutador, maior � a
prefer�ncia por cabelos longos. Entre os selecionadores com
menos de 25 anos, 75,8% preferem o corte. Os �ndices alcan�am
equil�brio na faixa dos 46 a 50 anos � 48,2 para os cabelos
longos contra 51,8% para os curtos � e a situa��o � invertida a
partir de acima de 50 anos. Entre os recrutadores com mais de 60
anos, 69,9% preferem os curtos.
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