Atividade: | 12703 - Laboratórios Virtuais: Ciências |
Descrição: | Diversas atividades sobre ciências: '(Con)vivendo', 'Desvendando a teia alimentar', 'Doença não tem cara', 'Que droga é essa?', 'A história das flores' e 'Perfil dos vertebrados'. (Con)vivendo: O Jogo (Con)vivendo tem como proposta tornar a discussão do tema transversal Ética mais divertida e prática nas escolas. Este é um jogo simples, que dá oportunidade ao estudante de identificar diversas situações do dia a dia que envolvem questões éticas. Durante o jogo o aluno irá se deparar com várias situações problemas, fazendo-o refletir sobre a melhor maneira de agir diante de cada contexto. O desafio está na busca de saídas que tragam benefícios coletivos e uma boa convivência em sociedade. A história das flores A grande diversidade de flores encontradas atualmente reflete um processo ocorrido ao longo de milhares de anos: a evolução. Esse jogo tem como objetivo mostrar as mudanças nas flores das angiospermas, trazendo informações aos alunos a respeito da evolução do grupo, de maneira informal e divertida. Desvendando a teia alimentar O jogo didático sobre teia alimentar apresenta o conteúdo abordado em sala de aula para proporcionar um aprendizado de forma lúdica. Este material didático pode ser utilizado tanto para revisão como para discussão inicial sobre o tema abordado. É constituído de cartas com imagens de fácil entendimento. O jogo é importante para impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado, levando-o ao prazer e ao esforço espontâneo. Doença não tem cara O jogo DOENÇA NÃO TEM CARA conta com atividades que abordam as doenças sexualmente transmissíveis, com suas principais características e métodos preventivos. Perfil dos vertebrados O Perfil dos Vertebrados foi criado com o objetivo de promover a construção do conhecimento na área de Zoologia, envolvendo conceitos básicos, características, representantes e estruturas dos diferentes grupos de vertebrados. É destinado aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser usado em diferentes séries, desde que contextualizado. Deve ser utilizado após uma introdução inicial do conteúdo. Espera-se que, com a utilização do jogo, o estudo dos vertebrados possa se tornar mais atraente, dinâmico, lúdico e eficaz. Que droga é essa? Este jogo didático estimula os alunos a socializarem seus conhecimentos prévios a respeito de algumas drogas e a posicionarem-se, criticamente, a respeito delas. Os estudantes terão que descobrir, em meio a diversas possibilidades, qual droga está sendo mencionada, tendo para isso algumas pistas. |
Acessos: | 10921 |
Fonte: | http://laboratorios.uaitec.mg.gov.br |