Atividade: | 4215 - Aequilibrium 2 - Equilíbrio 2 |
Descrição: | O jogo mostra diversas figuras geométricas. As figuras em verde são fixas e as amarelas desaparecem ao clique do mouse. O objetivo é retirar as figuras amarelas ordenadamente e com a velocidade correta para que as verdes se equilibrem. O jogo possui 20 níveis.
O jogo estimula o enfrentamento de problemas a partir do uso da habilidade para utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma, grandezas e medidas. Utilização Pedagógica Duração: Cada fase do jogo pode ser cumprida em menos de 1 minuto. O grau de dificuldade aumenta e pode ser que o jogador fique mais tempo em determinados níveis. A atividade pode ser trabalhada durante uma aula. Conceitos, valores e conteúdo simbólico: Recomendado para o trabalho com formas junto a crianças pequenas e para estimular discussões sobre conceitos físicos com jovens. Mesmo sendo um jogo abstrato, sem contexto ou narrativa, fica implícita a ideia de equilíbrio, arquetípica, simbólica e que pode ser transportada para situações de discussão em outros contextos. Competências e habilidades: Enfrentar situações problema, nesse caso, com a habilidade de utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma, grandezas e medidas. Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. Identificar características de figuras planas ou espaciais. Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos Atividades propostas: Além das discussões mencionadas, sugere-se ainda, algumas atividades complementares à participação no jogo. 1. Jogar- Discutir- Jogar: Organize um primeiro momento de experimentação espontânea do jogo, e some a isso, interferências com o propósito de discutir cada nível, compartilhar as dificuldades, bem como estratégias para superá-las. Identifique em meio à discussão quais variáveis estão envolvidas no equilíbrio. 2. Identificação das formas: Para crianças menores pode-se, a partir da impressão das telas, trabalhar com as figuras geométricas. 3. Problemas de Física: Exponha situações gráficas das situações do jogo e peça aos alunos que identifiquem as forças que agem sobre cada uma delas. 4. Equilíbrio (discussão filosófica): Discuta sobre o que é preciso fazer para equilibrar os elementos na nossa vida; sobre quando agir rápido ou esperar o momento certo. Fonte do texto acima: http://neteducacao.com.br/multimidia/jogos/equilibrio-aequilibrium |
Acessos: | 13330 |
Fonte: | http://www8.agame.com |