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Ultrapassagem de caminhão


Atividade: 4420 - Ultrapassagem de caminhão
Descrição: Veja como ultrapassar um caminhão com segurança. Acidentes com caminhões cresceram 65% este ano, segundo a Viaoeste. Imprudência e impaciência do motorista podem significar o fim da viagem.

A imprudência do motorista é responsável por milhares de mortes a cada ano. Cada vez mais rápidos e potentes, os caminhões tornam as ultrapassagens em vias de duplo sentido e pista única, ainda mais perigosas. Para se ter uma idéia, de janeiro a outubro, o número de acidentes envolvendo caminhões aumentou 65% nos 168 km administrados pela concessionária ViaOeste, em São Paulo.

Um caminhão médio geralmente tem o comprimento de quatro carros compactos. Por isso, a ultrapassagem de veículos longos requer mais espaço e tempo. Para saber como o motorista deve agir, o G1 ouviu especialistas de trânsito. Abaixo, uma simulação mostra como ultrapassar um caminhão de forma segura. Confira no infográfico abaixo:

O primeiro cuidado que o motorista deve ter antes de dar a seta é verificar se a faixa do lado do motorista é descontínua, um sinal de que a ultrapassagem naquele trecho é permitida.

Em vias de duplo sentido e pista única, é bom lembrar também que a manobra nunca deve acontecer em curvas, aclives, passagens de nível, viadutos, pontes, travessias de pedestres ou quando no sentido contrário há algo que possa comprometer a visibilidade, como um trevo ou um posto de gasolina, por exemplo. Neste caso, há o risco de um veículo adentrar na pista oposta.

Antes de dar a seta

  • Cheque se nenhum veículo que o segue ou precede iniciou uma manobra de ultrapassagem. Se isso acontecer, espere um momento mais oportuno;

  • Veja se na faixa contrária há espaço suficiente para que a manobra não ponha em risco os carros que vêm em sentido contrário, levando em conta o comprimento e a velocidade do caminhão;

  • Certifique-se que o motorista do caminhão notou a sua presença com um toque na buzina ou sinais de luz. Se o carro estiver no chamado ponto cego, o caminhão pode tentar desviar de um buraco, por exemplo, e atingir o veículo;

  • Tome cuidado redobrado em descidas, pois veículos grandes ganham velocidade facilmente, fazendo com que a duração da ultrapassagem seja maior;

  • Mantenha uma distância lateral segura do caminhão de, pelo menos, cinco metros. O deslocamento de ar causado por eles pode desestabilizar carros e, especialmente, motos. Atrás desses veículos, um turbilhão de ar tende a “puxar” veículos mais leves para próximo deles. Na parte dianteira, o ar “empurra-os” para a lateral.

Uma guerra em vão

O Código de Trânsito brasileiro determina que os veículos mais lentos, quando em fila, mantenham distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança. Diz também que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores. Mas nem sempre isso é respeitado. Só em 2007, ultrapassagens indevidas mataram 338 nas estradas federais.

Segundo o inspetor Aristides Amaral Junior, chefe da comunicação social da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF-MG), um dos maiores erros do motorista é a ultrapassagem em comboio, já que ela torna inviável o cálculo de tempo e espaço, duas coisas fundamentais antes de se iniciar a manobra.

“Com a renovação da frota, os caminhões estão cada vez mais rápidos. Portanto, tenha paciência para realizar a manobra com segurança. Se um caminhão forçar a ultrapassagem, o motorista do carro não deve travar uma guerra, mas sim facilitar a manobra, nem que para isso tenha que entrar em um posto de gasolina, por exemplo”, orienta o inspetor Aristides Amaral Junior, chefe da comunicação social da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF-MG).

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Fonte: http://g1.globo.com

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