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Basquete







Basquete em cadeira de rodas



REGRAS B�SICAS DO BASQUETEBOL

EQUIPES DE JOGO:
- 12 jogadores, 01 t�cnico, 01 assistente-t�cnico, 01 preparador f�sico, 01 m�dico, 01 massagista (cada torneio organiza seu pr�prio regulamento).

EQUIPE DE TRABALHO:
- 02 �rbitros (podendo atuar com at� 03 �rbitros)
- 03 mes�rios (apontador, cronometrista e operador de 24 segundos)
Obs. Cada �rbitro tem compet�ncia para assinalar faltas independentemente de ser o �rbitro principal ou fiscal em qualquer momento do jogo (ambos tem as mesmas responsabilidades durante o jogo).

TEMPO DE JOGO:
- Jogo de basquetebol constar� de 04 per�odos de 10 minutos, totalizando 40 minutos de jogo�cronometrados�.
- Os intervalos s�o assim distribu�dos:
1� para 2� per�odo- 02 minutos de intervalo;
3� para 4� per�odo � 02 minutos de intervalo.
Meio-tempo (do 2o para o 3o per�odo) � 15 minutos intervalo.


IN�CIO DE JOGO:
- Bola-ao-alto no c�rculo central (a utiliza��o de BOLA-AO-ALTO � apenas para o in�cio do jogo).
Obs. O jogo n�o poder� come�ar se uma das equipes n�o estiver em quadra com 05 jogadores prontos para jogar. Tempo m�ximo de espera: 15 minutos ap�s hor�rio previsto.
Caso n�o atenda essas exig�ncias: considerar W.O.


PONTUA��O:
01 ponto (Lance Livre), 02 pontos e 03 pontos.

DECIS�O DO JOGO:
N�o haver� empates. Caso ocorra, decidir o jogo em per�odos extras de 05 minutos (prorroga��es) at� acontecer o desempate.

CONTAGEM:
Progressiva.


CRON�METRO:
Regressivo.
Observa��o: 02 minutos finais do �ltimo per�odo ou das prorroga��es � cronometrar todos os lances, incluindo o fundo-bola, ou seja, o cron�metro dever� ser parado a cada cesta convertida.

LIMITE DE FALTAS POR ATLETA:
- 5 faltas (na 5� falta o atleta � obrigado a deixar a quadra � est� desclassificado).


LIMITE DE FALTAS POR EQUIPE:
- 4 faltas por �quarto/per�odo� (ap�s a 4� falta, toda falta fora do ato do arremesso ser� penalizada com 2 Lances Livres. Se estiver no ato arremesso, segue a penalidade a partir da tentativa).

TEMPOS DEBITADOS:
- Dois (02) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 1o. tempo do jogo (1o e 2o per�odos � 10 minutos cada per�odo).
- Tr�s (03) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 2o tempo (3o e 4o per�odos � 10 minutos cada per�odo).
- Um (01) pedido de tempo para cada per�odo-extra (prorroga��o).
Obs. Tempos debitados n�o podem ser transferidos para a pr�xima metade do jogo ou per�odos extras.

A BOLA:
- A bola � esf�rica, de cabedal, borracha ou material sint�tico. O peso situa-se entre 600 g e 650g e a circunfer�ncia deve estar compreendida entre 75 cm e 78 cm.

OS CESTOS:
- Os cestos est�o colocados em cada extremidade do campo e cada um est� fixado num painel vertical r�gido. Constituem um alvo horizontal situado a 3,05 m do ch�o.

ANDAR:
(movimento ilegal de um ou mais p�s al�m dos limites estabelecidos na regra com a �bola viva�).

Situa��o mais comum:
- Ap�s o drible, o jogador executa mais do que os 02 tempos r�tmicos permitidos com a posse de bola.
- Movimentar o p�-de-piv� sem executar o drible.
- Saltar com a posse da bola e retornar ao contato com o solo ainda com a bola .
Penalidade: Lateral para o advers�rio no ponto mais pr�ximo ao local da viola��o.

DRIBLE ILEGAL:
O jogador para de driblar e sem passar a bola executa novo drible.

Situa��o mais comum:
-Perder o controle da bola
-Executar um drible carregando a bola de forma ilegal
Penalidade: Lateral para o advers�rio no ponto mais pr�ximo ao local da viola��o.

3 SEGUNDOS:
-Tempo m�ximo permitido para um atacante permanecer na �rea restritiva (garraf�o) quando sua equipe possui o controle da bola
. Penalidade: Lateral para o advers�rio no ponto mais pr�ximo ao local da viola��o.

5 SEGUNDOS:
-Tempo para execu��o do Lance Livre.
- Reposi��o de bola (lateral e fundo)
- Ao ser marcado sob press�o, jogador n�o realiza drible, passe ou arremesso. Penalidade:
No Lance Livre � perda da tentativa.
Outras viola��es � perda da posse bola.

8 SEGUNDOS:
-Tempo m�ximo para uma equipe passar a bola de seu campo de defesa para a quadra ofensiva (zona de ataque) - passagem da linha central.
Penalidade:
-Lateral para a equipe advers�ria (perda da posse de bola).

24 SEGUNDOS (Tempo de posse de bola):
Tempo m�ximo para equipe atacante realizar o arremesso para a cesta (inicia contagem por operador respons�vel pelo cron�metro espec�fico que atua controlando o momento da obten��o da posse de bola).
Penalidade:
- Lateral para a equipe advers�ria (perda da posse de bola).
- Se a bola estiver �viajando� e �estourar� o tempo � comentar regra.

VOLTA DE BOLA:
- Quando no ataque, passar ou mesmo driblar para o campo de defesa (dividido pela linha central).
Penalidade:
- Lateral para o advers�rio no local da infra��o.

BOLA-PRESA:
- Dois advers�rios prendem a bola em disputa legal.
- Atualmente, a estrat�gia de tornar a �bola-viva� na disputa de bola presa � atrav�s da utiliza��o da �regra de posse alternada� e n�o mais com bola-ao-alto. Penalidade:
- Regra de posse alternada (alternar a reposi��o - controlada pela mesa operadora e indicada por seta de posse alternada na dire��o da cesta do advers�rio).

LINHAS LIMITROFES:
- N�o podem ser �pisadas� ou driblar sobre elas (externas). A bola tamb�m n�o pode �tocar� as linhas.
Penalidade:
- Lateral para o advers�rio.


LINHAS PARA REPOSI��O LATERAL:
As duas pequenas linhas devemser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das �reas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final, ou seja, alinhada ao topo da linha de tr�s pontos. Durante os �ltimos minutos da partida e dos per�odos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposi��o de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subsequente ser� dado do lado oposto ao da mesa de controle, da �linha de reposi��o�.

Atividade: 7658 - Basquete
Descrição: Conheça esse esporte de gigantes. Mesmo que você seja no tamanho de Davi, dá para desafiá-los, afinal Davi venceu Golias.
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Fonte:

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