![]() Basquete em cadeira de rodas![]() REGRAS B�SICAS DO BASQUETEBOL EQUIPES DE JOGO: - 12 jogadores, 01 t�cnico, 01 assistente-t�cnico, 01 preparador f�sico, 01 m�dico, 01 massagista (cada torneio organiza seu pr�prio regulamento). EQUIPE DE TRABALHO: - 02 �rbitros (podendo atuar com at� 03 �rbitros) - 03 mes�rios (apontador, cronometrista e operador de 24 segundos) Obs. Cada �rbitro tem compet�ncia para assinalar faltas independentemente de ser o �rbitro principal ou fiscal em qualquer momento do jogo (ambos tem as mesmas responsabilidades durante o jogo). TEMPO DE JOGO: - Jogo de basquetebol constar� de 04 per�odos de 10 minutos, totalizando 40 minutos de jogo�cronometrados�. - Os intervalos s�o assim distribu�dos: 1� para 2� per�odo- 02 minutos de intervalo; 3� para 4� per�odo � 02 minutos de intervalo. Meio-tempo (do 2o para o 3o per�odo) � 15 minutos intervalo. IN�CIO DE JOGO: - Bola-ao-alto no c�rculo central (a utiliza��o de BOLA-AO-ALTO � apenas para o in�cio do jogo). Obs. O jogo n�o poder� come�ar se uma das equipes n�o estiver em quadra com 05 jogadores prontos para jogar. Tempo m�ximo de espera: 15 minutos ap�s hor�rio previsto. Caso n�o atenda essas exig�ncias: considerar W.O. PONTUA��O: 01 ponto (Lance Livre), 02 pontos e 03 pontos. DECIS�O DO JOGO: N�o haver� empates. Caso ocorra, decidir o jogo em per�odos extras de 05 minutos (prorroga��es) at� acontecer o desempate. CONTAGEM: Progressiva. CRON�METRO: Regressivo. Observa��o: 02 minutos finais do �ltimo per�odo ou das prorroga��es � cronometrar todos os lances, incluindo o fundo-bola, ou seja, o cron�metro dever� ser parado a cada cesta convertida. LIMITE DE FALTAS POR ATLETA: - 5 faltas (na 5� falta o atleta � obrigado a deixar a quadra � est� desclassificado). LIMITE DE FALTAS POR EQUIPE: - 4 faltas por �quarto/per�odo� (ap�s a 4� falta, toda falta fora do ato do arremesso ser� penalizada com 2 Lances Livres. Se estiver no ato arremesso, segue a penalidade a partir da tentativa). TEMPOS DEBITADOS: - Dois (02) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 1o. tempo do jogo (1o e 2o per�odos � 10 minutos cada per�odo). - Tr�s (03) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 2o tempo (3o e 4o per�odos � 10 minutos cada per�odo). - Um (01) pedido de tempo para cada per�odo-extra (prorroga��o). Obs. Tempos debitados n�o podem ser transferidos para a pr�xima metade do jogo ou per�odos extras. A BOLA: - A bola � esf�rica, de cabedal, borracha ou material sint�tico. O peso situa-se entre 600 g e 650g e a circunfer�ncia deve estar compreendida entre 75 cm e 78 cm. OS CESTOS: - Os cestos est�o colocados em cada extremidade do campo e cada um est� fixado num painel vertical r�gido. Constituem um alvo horizontal situado a 3,05 m do ch�o. ANDAR: (movimento ilegal de um ou mais p�s al�m dos limites estabelecidos na regra com a �bola viva�). Situa��o mais comum: - Ap�s o drible, o jogador executa mais do que os 02 tempos r�tmicos permitidos com a posse de bola. - Movimentar o p�-de-piv� sem executar o drible. - Saltar com a posse da bola e retornar ao contato com o solo ainda com a bola . Penalidade: Lateral para o advers�rio no ponto mais pr�ximo ao local da viola��o. DRIBLE ILEGAL: O jogador para de driblar e sem passar a bola executa novo drible. Situa��o mais comum: -Perder o controle da bola -Executar um drible carregando a bola de forma ilegal Penalidade: Lateral para o advers�rio no ponto mais pr�ximo ao local da viola��o. 3 SEGUNDOS: -Tempo m�ximo permitido para um atacante permanecer na �rea restritiva (garraf�o) quando sua equipe possui o controle da bola . Penalidade: Lateral para o advers�rio no ponto mais pr�ximo ao local da viola��o. 5 SEGUNDOS: -Tempo para execu��o do Lance Livre. - Reposi��o de bola (lateral e fundo) - Ao ser marcado sob press�o, jogador n�o realiza drible, passe ou arremesso. Penalidade: No Lance Livre � perda da tentativa. Outras viola��es � perda da posse bola. 8 SEGUNDOS: -Tempo m�ximo para uma equipe passar a bola de seu campo de defesa para a quadra ofensiva (zona de ataque) - passagem da linha central. Penalidade: -Lateral para a equipe advers�ria (perda da posse de bola). 24 SEGUNDOS (Tempo de posse de bola): Tempo m�ximo para equipe atacante realizar o arremesso para a cesta (inicia contagem por operador respons�vel pelo cron�metro espec�fico que atua controlando o momento da obten��o da posse de bola). Penalidade: - Lateral para a equipe advers�ria (perda da posse de bola). - Se a bola estiver �viajando� e �estourar� o tempo � comentar regra. VOLTA DE BOLA: - Quando no ataque, passar ou mesmo driblar para o campo de defesa (dividido pela linha central). Penalidade: - Lateral para o advers�rio no local da infra��o. BOLA-PRESA: - Dois advers�rios prendem a bola em disputa legal. - Atualmente, a estrat�gia de tornar a �bola-viva� na disputa de bola presa � atrav�s da utiliza��o da �regra de posse alternada� e n�o mais com bola-ao-alto. Penalidade: - Regra de posse alternada (alternar a reposi��o - controlada pela mesa operadora e indicada por seta de posse alternada na dire��o da cesta do advers�rio). LINHAS LIMITROFES: - N�o podem ser �pisadas� ou driblar sobre elas (externas). A bola tamb�m n�o pode �tocar� as linhas. Penalidade: - Lateral para o advers�rio. LINHAS PARA REPOSI��O LATERAL: As duas pequenas linhas devemser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das �reas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final, ou seja, alinhada ao topo da linha de tr�s pontos. Durante os �ltimos minutos da partida e dos per�odos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposi��o de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subsequente ser� dado do lado oposto ao da mesa de controle, da �linha de reposi��o�. |