[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Harpia












Nome Científico: Harpia harpyja
Família: Accipitridae
Ordem: Accipitriformes
Distribuição: Sul do México e América Central (ao norte) até a Bolívia (a oeste) e também o norte da Argentina (ao sul).
Alimentação: Preguiça, macacos, cachorro-do-mato, ouriços, quatis, filhotes de veado, mutuns, araras, seriemas, gambás, roedores, lagartos, cobras.
Reprodução: Ninho grande, em escarpas rochosas e em árvores altas. Põe dois ovos (113 gramas), é comum desenvolver apenas um filhote, a incubação é de 52 dias.
Conservação: Ameaçada.


A maior ave de rapina das Américas é uma predadora eficiente. A fêmea, maior do que o macho, chega a ter 90 centímetros de altura e dois metros de envergadura de asas. Ela pesa até nove quilos e, exatamente pelo porte, ataca presas maiores, enquanto o macho captura animais menores.

A harpia pertence à família dos gaviões (Accipitridae) e é a única espécie do gênero. A grande predadora não está livre da ameaça à sua sobrevivência. A harpia não consta da lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas é considerada provavelmente extinta no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais; criticamente em perigo no Paraná, São Paulo e Espírito Santo; e, em perigo, no Rio de Janeiro.

A causa principal é a excessiva fragmentação da Mata Atlântica e da Mata de Araucária. Desde 1994, a harpia é considerada como próxima de ameaçada pela União Mundial para a Natureza (IUCN, na sigla em inglês), principalmente porque faltam estudos e informações mais precisas para classificá-la como ameaçada.

Fonte: g1.globo.com





Atividade: 11002 - Harpia
Descrição: Conheça um pouco sobre as Harpias.
O refúgio biológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, está com novos moradores. São dois filhotes de harpia, que recebem muitos mimos dos tratadores.
Acessos: 13398
Fonte:

html5 - 4303 atividades encontradas