ATIVIDADE DE ESTUDO SOBRE
ENERGIA NUCLEAR
É a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia.
Foi descoberta por Hahn, Strasmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador.
A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente quando não acontece metamorfose em alguns elementos.
Existem duas formas de reações nucleares:
Existem vários tipos de reatores, de água leve , reatores de água pesada, reator de rápido enriquecimento ou "reatores incubadores" e outros, dependendo da substância moderador usada. Um reator de rápido enriquecimento gera mais material físsil (combustível) do que consome. A primeira reação em cadeia foi realizada num reator de grafite. O reator que levou o acidente nuclear de Chernobyl também era de grafite. A maioria dos reatores em uso para geração de energia elétrica no mundo são do tipo água leve.
Os reatores de fusão ganharam grande destaque na imprensa porque oferecem importantes vantagens em relação a outras fontes de energia. Eles utilizarão fontes de combustível abundantes, não apresentarão fuga de radiação acima dos níveis normais de radiação de fundo e produzirão menos lixo radioativo que os atuais reatores de fissão.
A tecnologia para a execução desse equipamento ainda não está disponível, mas o funcionamento dos reatores não está tão longe da realidade. No momento, os reatores de fusão estão em estágio experimental em vários laboratórios pelo mundo.
Bomba atômica ou com maior rigor Bomba nuclear, é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso,dependendo da potência uma única bomba é capaz de destruir uma grande cidade inteira.
Bombas atômicas só foram usadas duas vezes em guerra, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial.
Elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.
- Não contribui para o efeito estufa;
- Não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.;
- Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;
- Não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos);
- Pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;
- Grande disponibilidade de combustível;
- É a fonte mais concentrada de geração de energia
- A quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta;
- A tecnologia do processo é bastante conhecida;
- O risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas;
- Não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.