Ditos populares são realmente muito úteis quando, principalmente, quando resolvemos soltar alguma coisa metafórica, ou quando precisamos de um termo para exprimir a alguém o que queremos dizer.
São como se fossem atalhos contidos na nossa memória, que são usados como expressões sinônimas à algo que estamos querendo falar pra alguém, e que geralmente são de autorias anônimas e de origens seculares! E que ao ir sendo repetido e disseminado, se baseia no senso comum pertinente ao cenário ambiental ao qual aquele povo e aquela cultura, estão inseridos.
Já que apresentamos a definição do termo, vamos lhe fazer puxar pela sua memória e ao mesmo tempo te informar, alguns dos ditados populares mais tradicionais do mundo, e que nós falamos errado a vida toda. Duvida disso? Confira você mesmo logo abaixo, 7 dessas expressões:
O termo originalmente correto é: "É a cara do pai esculpido em carrara". Afinal, 'carrara' é um tipo de mármore oriundo da Itália.
O termo correto é: "Hoje é domingo, pede cachimbo."
A expressão certa é: "São ócios do ofício!"
UHHHHHHHHHHHHHH! O certo é: "Quem tem boca vaia Roma!"
Aposto que você errava a cantiguinha de ninar! Duvida? Você cantava: "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão"? Saiba que esse é o termo correto.
A expressão certa é: "Quem não tem cão caça como gato!" No sentido de caçar sozinho, como o gato propriamente faz.
Você sabia dessa? A expressão primitiva e tradicional dessa famosa expressão, é: "Corro de burro, quando foge."
Prontinho, migos!
Bye!