Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é
a. controlar a erosão laminar. b. preservar as nascentes fluviais. c. diminuir a contaminação química. d. incentivar a produção transgênica. e. implantar a mecanização intensiva A imagem mostra a técnica de cultivo onde o plantio ocorre em curvas de nível, dessa forma é criada uma barreira que diminui o escoamento superficial da água e aumenta sua infiltração. Esse método de cultivo diminui a erosão laminar, que é responsável por um dos principais impactos ambientais em espaços agrícolas, a perda de solo agricultável. Saul Chervensky, Grupo Unifado.No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na
a. redução da flora. b. elevação das marés. c. erosão das encostas. d. laterização dos solos. e. fragmentação das rochas. A imagem mostra precipitações ácidas, dentre varios impactos que podem ser provocados por ela, está enfatizado na figura os danos a vegetação. Toda chuva é ácida, mas a utilização de fontes fósseis nas atividades humanas, principalmente pós Primeira Revolução Industrial (1750), intensificaram essa acidez, principalmente o uso do Carvão Mineral. A resposta correta é a redução da flora. Saul Chervensky, Grupo Unificado.Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:
a. Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais. b. Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal. c. Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra. d. Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária. e. Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários. Desde a Revolução Verde, nos anos 60/70, nos países menos desenvolvidos, adventos relacionados às novas técnicas de produção, bem como introdução de novas sementes, são tidos como soluções para aumentar a produção e acabar com a fome mundial. Atualmente, as transformações que ocorrem no setor agrícola relacionadas com o desenvolvimento tecnológico de produção, estão mais no campo da biotecnologia (transgênicos). Embora essas práticas modernas resultem efetivamente em maiores taxas de produtividade, expansão das terras agricultáveis (principalmente no Arco do Desmatamento, transição do Cerrado para a Amazônia) e elevação da produção, por estarem dedicadas ao cultivo de commodities e não de alimentos em si, elas não contribuem de forma direta para a diminuição das desigualdades sociais. Alexandre Rosa, Anglo VestibularesOs mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela
a. fertilização natural dos solos. b. expansão da fronteira agrícola. c. intensificação da migração de retorno. d. homologação de reservas extrativistas. e. concentração histórica da urbanização. Como nossa colonização se iniciou pelo litoral, nossos índios foram sendo deslocados para o interior. Os ciclos econômicos vividos pelo país somados aos processos de industrialização e urbanização, explicam a maior concentração da população brasileira na costa, onde a maior parte dos povos indígenas que ali viviam foi dizimada ou expulsa. Portanto, há uma menor incidência de conflitos em terras indígenas na porção litorânea do Brasil. Na atualidade, as regiões que mais apresentam conflitos em terras indígenas são o Centro-Oeste e o Norte, devido, principalmente, a expansão da fronteira agrícola (Arco do Desmatamento), extração de madeira e garimpagem. Alexandre Rosa, Anglo VestibularesNos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à
a. redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio componês. b. ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo. c. contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural. d. privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico. e. correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio. A prova traz um interessante debate sobre as questões fundiárias brasileiras. O primeiro texto, retirado do site do MST, aponta para uma visão crítica frente a concentração fundiária e aponta para ela como fonte de injustiças sociais em nosso país. Já o segundo texto, retirado do site “observador político”, fala das dificuldades dos pequenos proprietários e das vantagens do agronegócio. A questão é interessante, pois rompe com um falso estigma de que a prova é amplamente posicionada. Fabrício Indrusiak, Grupo Unificado.Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
a. permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos. b. perderam a relação com o seu passado histórico. c. derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira. d. contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual. e. demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus. A questão exige que o aluno entenda que a herança cultural africana somou-se as experiências históricas brasileiras para formular o que chamamos de cultura afro-brasileira. O conjunto de manifestações culturais identificadas como afro-brasileiras, tal como a capoeira, o candomblé, o samba entre outras, foram construídos ao longo da história dos descendentes daqueles povos originalmente raptados na África e submetidos a escravidão em terras brasileiras. Fabrício Indrusiak, Grupo Unificado.Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como
a. busca por bens materiais e títulos de nobreza. b. plenitude espiritual e ascese pessoal. c. finalidade das ações e condutas humanas. d. conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas. e. expressão do sucesso individual e reconhecimento público. Em sua Ética a Nicômaco, Aristóteles depara-se com a questão sobre o que seria o bem para os seres humanos. Toda ação tem em mira uma finalidade qualquer, finalidade esta que é desejada em vista de alguma outra coisa (como exemplo: desejo ir à academia, uma vez que tenho intenção de começar a fazer exercícios físicos, o que é importante para a minha saúde, algo indispensável para levar uma vida aprazível, etc.). Mas não haverá um bem que valha por si mesmo e que, portanto, não seja almejado em vista de outra coisa? A resposta de Aristóteles é afirmativa: sim, existe tal bem, a felicidade [em grego, eudaimonia], que no caso dos seres humanos significa realizar de maneira excelente sua faculdade racional, tanto no âmbito teórico (cujo objetivo é conhecer) quanto no âmbito prático (cuja função é o bem agir). Segundo o filósofo, portanto, a felicidade apresenta-se como "finalidade das ações e condutas humanas". Thiago Cruz, Unificado.A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se
a. retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade. b. questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções. c. investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos. d. buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e ultrapassados. e. encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados. Já no começo de suas Meditações Metafísicas, Descartes apresenta as condições sob as quais alguém estaria autorizado a afirmar que sabe algo: uma vez que a razão exige que não concedamos crédito a opiniões incertas ou manifestamente falsas, conhecimento implica opinião certa e indubitável. Essa forte exigência - segundo a qual qualquer crença (leia-se opinião) minimamente sujeita à dúvida deve ser rejeitada como saber -, somada ao fato de que, como diz a passagem citada no corpo da questão, o filósofo já se enganara muitas vezes ao longo de sua vida, fazem com que Descartes lance as atenções para suas antigas concepções e ideias, examinando se elas passam pelo teste de uma dúvida metódica, radical: as que resistirem a esse teste, poderão ser ditas conhecimentos; as que forem malsucedidas, deverão ser rejeitadas. Portanto, segundo Descartes, viabilizar a reconstrução do conhecimento implica metodologicamente "questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções". Thiago Cruz, UnificadoNa imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a
a. redivisão do trabalho doméstico. b. liberdade de orientação sexual. c. garantia de equiparação salarial. d. aprovação do direito ao divórcio. e. obtenção da participação eleitoral. A prova de humanas do Enem sempre cobra questões envolvendo cidadania e conquista de direitos dos mais diversos grupos sociais. Nessa questão específica, por meio de uma charge, a prova exige que o aluno perceba que é feita uma “crítica” à conquista de um direito importantíssimo por parte das mulheres, ou seja, o direito de voto e participação na política brasileira. As mulheres ganharam direito de voto no Brasil pela primeira vez em 1932 com o Código Eleitoral, depois incorporado a Constituição de 1934. Davi Ruschel, UniversitárioA carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:
a. Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos. b. Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa. c. Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente. d. Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia. e. Criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho. No trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, podem-se perceber aspectos do mercantilismo, como o metalismo, e o desejo dos navegadores de converter os povos nativos ao cristianismo, um dos objetivos vinculados à Expansão Marítima da Idade Moderna. Davi Ruschel, Universitário