1. Quantas versões da letra do Hino Nacional Brasileiro já existiram?
4 3 2Os versos que são cantados até hoje correspondem à terceira versão da letra do Hino Nacional Brasileiro.
A primeira, usada nas cerimônias oficiais do Brasil Império, falava sobre a abdicação do trono por parte de Dom Pedro 1º, em 1831, marcando o fim do Primeiro Reinado do Brasil.
A segunda surgiu em 1841, na coroação de Dom Pedro 2º, e exaltava as qualidades do então regente. Essa versão foi usada até 1922, quando o presidente Epitácio Pessoa adotou os versos atuais, escritos pelo poeta Joaquim Osório Duque-Estrada.
2. Os versos do Hino Nacional foram influenciados por quais movimentos literários?
Romantismo e Parnasianismo Realismo e Naturalismo Naturalismo e ExpressionismoO poema de Joaquim Osório Duque-Estrada tem influência do Romantismo e do Parnasianismo, movimentos literários surgidos na Europa do século 19.
O Romantismo tem como características a busca pelo nacionalismo, a idealização do mundo e a relação da natureza com o poeta. O Parnasianismo é caracterizado pelo uso de figuras de linguagem, o rigor na forma e a retomada dos valores estéticos clássicos.
A letra do Hino Nacional exalta o grito de independência e coloca o Brasil como o “florão da América”, criando versos sobre as belezas naturais do país.
3. A que Duque-Estrada se refere no verso “a imagem do Cruzeiro resplandece”?
À moeda vigente à época Ao Cruzeiro do Sul Um navio cruzeiro que parte rumo ao BrasilA imagem do Cruzeiro resplandece” se refere ao Cruzeiro do Sul, uma constelação em formato de cruz que só pode ser vista do Hemisfério Sul.
Dado o seu formato, a constelação por muito tempo foi usada como uma forma de guiar navegações, já que pelas pontas de sua cruz é possível encontrar os pontos cardeais.
4. O verso “iluminado ao Sol do Novo Mundo” faz referência a quê?
Ao Sol do Brasil Ao Sol do Rio de Janeiro Ao Sol das AméricasO termo “Novo Mundo” era usado para se referir às Américas, continentes descobertos nas épocas das Grandes Navegações.
A Europa era considerada o “Velho Mundo”, enquanto a América podia ser chamada de “Novo Mundo”.
5. Em 2010, qual a porcentagem de brasileiros que não sabia cantar todos os versos do Hino Nacional de cabeça?
13,6% 58,4% 44,5%Em 2010, o Projeto Brasilidades, desenvolvido pela empresa de pesquisa República - Opinião dos Brasileiros, descobriu que 58,4% dos brasileiros não sabem todos os versos do Hino Nacional de cabeça. Desses, 11,1% afirmaram que não sabiam nenhum verso da música.
A pesquisa foi feita com base em 1.272 entrevistas, feitas em todas as regiões do Brasil.
6. Qual poema do século 19 é citado no Hino Nacional Brasileiro?
"Amar", de Florbela Espanca "O Amor Verdadeiro", de Luís de Camões "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, foi originalmente publicado em 1846. Duque-Estrada cita o poeta nos versos “nossos bosques têm mais vida, nossa vida, no teu seio, mais amores”.7. Qual cantora popular virou meme nas redes sociais após errar a letra do Hino Nacional Brasileiro durante uma cerimônia oficial?
Vanusa Fafá de Belém Alcione Em 2009, Vanusa se perdeu durante a execução do Hino Nacional em um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo. À época, Vanusa afirmou que estava no meio de uma crise de labirintite e que tinha tomado remédios para amenizar os sintomas e, por isso, errou a letra.8. Um dos versos do Hino Nacional cita o “lábaro estrelado”. O que significa a palavra “lábaro”?
Labareda Bandeira Céu A palavra “lábaro” é sinônimo de bandeira, uma referência à bandeira estrelada do Brasil.9. No trecho “Se o penhor dessa igualdade / Conseguimos conquistar com braço forte", o que significa a palavra penhor?
Senhor Custo Garantia Penhor é direito real de garantia vinculado a uma coisa móvel ou mobilizável. Genericamente, o penhor é qualquer objeto que garante o direito imaterial, não palpável. Por exemplo: o penhor do trabalho é o dinheiro; o da dívida é algo de valor dado como garantia.10. O que quer dizer o trecho acima?
Que o povo heroico observava a natureza e sentia o calor de verão às margens de um rio Que o povo heroico gritou a liberdade às margens do rio Ipiranga e o sol brilhou Que o povo heroico ouviu algo de alguém chamado Ipiranga debaixo de um sol escaldante