Como surgiram os alimentos que vão à sua mesa?

Comida também é sinônimo de diversão. Responda às perguntas e teste seus conhecimentos sobre a origem e as curiosidades de alimentos que hoje são fabricados por empresas de alimentos.

1/10

Presunto

  1. Os gregos criaram o presunto na Antiguidade, quando começaram a domesticar os porcos, mas o produto só ganhou popularidade na Idade Média.
  2. O produto surgiu há 9 mil anos no Império Romano a partir de um processo de conservação da carne com sal inventado pelos egípcios.
  3. Os chineses inventaram o presunto 1.000 anos a.C. quando procuravam incrementar a tradicional sopa asiática.
2/10

Mortadela

  1. Acredita-se que o produto tenha surgido em Bolonha, mas há duas versões para a data: há mais de 2 mil anos, durante o Império Romano, ou no século 14.
  2. O italiano Paolo Vittorio criou a mortadela no começo do século XX como forma de homenagear São Paulo, para onde migrou. Por isso, o produto se tornou um símbolo da cidade.
  3. Surgiu acidentalmente a partir de uma experiência de um mercador árabe que gostava de cozinhar, há 6 mil anos.
3/10

Salsicha

  1. Foi criada por um açougueiro em Frankfurt no século 18, em busca de um produto que estimulasse o consumo de derivados de suínos.
  2. Diante do avanço da produção de suíno no Império Romano, Júlio César determinou a criação de produtos derivados do animal.
  3. A origem é incerta, mas historiadores acreditam que sumérios inventaram a salsicha há 5 mil anos. O grego Homero cita o produto na Odisseia, escrita 2,6 mil anos atrás.
4/10

Margarina

  1. O químico Hipollyte Mergé-Mouriès criou o produto na segunda metade do século 19 para um concurso do governo de Napoleão III. A iniciativa era uma maneira de encontrar uma alternativa barata à manteiga, em meio a uma França em crise.
  2. Gregos inventaram a margarina há 2,5 mil anos e deram o nome de "margaron" - que, em português, significa "brancura de pérola", em referência ao tom que ganhou a mistura de sebo e leite.
  3. Foi criada pelos químicos franceses Paul Sabatier e Jean-Baptiste Senderens no século 19, quando estudavam a hidrogenação (processo em que o óleo se transforma em semilíquido).
5/10

Kibe

  1. Com o início do cultivo do trigo, na Mesopotâmia, há 10 mil anos, os habitantes resolveram misturar vários ingredientes ao cereal. A experiência deu certo quando juntaram o cereal à carne.
  2. Os árabes foram quem popularizaram essa delícia, mas foram os chineses quem a criaram, quando começaram a plantar trigo, há 2 mil anos.
  3. O kibe nasceu no Mediterrâneo e no Iraque, com data incerta. Era uma comida de famílias humildes, que misturavam o trigo à carne para render mais.
6/10

Nugget de frango

  1. Responsável por criar dezenas de inovações em pratos, Robert C. Baker criou a receita do nugget na década de 1960.
  2. Com o desejo de alavancar a venda de derivados de frango, uma cadeia de fast-food lançou o produto na metade dos anos 1980, transformando a delícia num fenômeno instantâneo mundial.
  3. Foi criado pelos chineses como maneira de combater a Grande Fome na metade do século 20.
7/10

Pizza

  1. Os romanos criaram o prato durante a Roma Antiga, popularizando-o como uma opção para o jantar.
  2. Foi criada por hebreus e egípcios há 6 mil anos. A primeira versão da pizza chegou a ser conhecida como "pão de Abrahão".
  3. Foi inventada no século 16, depois de o tomate desembarcar na Europa vindo das Américas. Os napolitanos resolveram experimentar a novidade, misturando o molho à massa e ao queijo.
8/10

Lasanha

  1. O prato foi inventado pelos espanhóis no século XIV, quando eles levaram para a Europa o terceiro ingrediente típico desse prato: o tomate.
  2. Foi criada pelos italianos no século XIII, encantados com a potencialidade das massas, depois de Marco Polo levar o macarrão da China para a Europa.
  3. Associada aos italianos, a lasanha, na verdade, é um prato de origem inglesa. Além de aparecer no primeiro livro de receitas da Inglaterra, ela integrava a mesa da corte de Rei Ricardo II, no século XIV.
9/10

Strogonoff

  1. Apesar do nome russo, o strogonoff vem da França. Após a revolução de 1917, os franceses adaptaram uma antiga receita dos russos que imigraram para lá. A mudança fez sucesso e se espalhou pelo mundo.
  2. Uma receita bastante parecida com a que conhecemos hoje já era preparada na Rússia czarista do século XIX. A suspeita é de que o nome venha da família russa Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 1500.
  3. A mistura de carne com creme nasceu ainda na Antiguidade, quando a pecuária se intensificou com as primeiras civilizações. Porções de carne cortadas eram armazenadas em barris com sal grosso e aguardente para conservar o alimento.
10/10

Frango à passarinho

  1. Batizado com esse nome por causa do corte em pequenos pedaços, ele nasceu na Itália, mas não se sabe ao certo quando. Chegou no Brasil na metade do século 20 e se tornou tão popular que muita gente o considera um prato típico daqui.
  2. Surgiu em uma cantina de São Paulo em 1946 para atender a um pedido de um cliente especial, que queria um petisco de frango do tamanho de um passarinho.
  3. Nasceu em 1952 no Rio de Janeiro para homenagear Passarinho, um compositor de samba adorador de frango. Logo se popularizou e também ficou conhecido como frango à carioca.