Tutorial
A progressão no jogo ocorrerá a partir de uma pontuação mínima obtida em cada módulo e se o aluno não a alcançar, ele será conduzido às ferramentas de apoio (Atlas de parasitologia, Parasitologia dinâmica, ROODA, sites, etc.) para rever seus conhecimentos. As situações apresentadas em cada módulo serão randomizadas para que o aluno seja desafiado de diferentes maneiras a cada vez que acessar ou retomar o jogo. Para entrar no jogo o aluno primeiramente escolherá o curso de graduação ao qual está vinculado, o que determinará o enfoque e as características das situações a serem apresentadas.
Ao entrar no jogo, o aluno deverá identificar-se através de um nome (real ou fictício) o qual será atribuído ao personagem principal. Este personagem será representado pela figura de um “avatar” (por exemplo, uma enfermeira, um médico, etc.), escolhido pelo aluno a partir de um menu de opções. “Jogo da Forca” e servirá para o aluno testar seus conhecimentos sobre os conceitos básicos em parasitologia, necessários para a navegação no jogo. O aluno deverá responder cinco perguntas e acertar pelo menos três delas para conseguir avançar para o módulo seguinte. A resposta a cada pergunta corresponde a um conceito o qual é escrito preenchendo-se lacunas a partir da escolha das letras do alfabeto disponíveis na tela. Cada erro cometido é registrado com o enforcamento parcial do “avatar” que representa o aluno, e a resposta concluída corretamente leva o parasito à forca.