1

COPA MUNDIAL DE FUTEBOL


2014

  • MASCOTE
    O mascote "Fuleco" ou tatu-bola é o mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014, a ser realizada no Brasil. Ele é da família dos tatus-bolas, conhecida como tatu-bola-da-caatinga, que encontra-se em estado de espécie ameaçada de extinção.
    A origem do nome "Fuleco" é a união das palavras "futebol" e "ecologia".

  • BOLA OFICIAL
    Brazuca foi o nome escolhido após uma votação pública no Brasil em setembro de 2012 e que envolveu 1 milhão de fãs de futebol. A popular expressão "brazuca" significa "brasileiro" e descreve o modo de vida do país. As cores e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria associadas ao futebol no Brasil.

  • CIDADES DA COPA
    SÃO 12 CIDADES ONDE SERÃO REALIZADOS OS JOGOS DA COPA.
    MANAUS - CUIABÁ - BRASÍLIA - BELO HORIZONTE - SÃO PAULO - RIO DE JANEIRO - CURITIBA - PORTO ALEGRE - SALVADOR - RECIFE - NATAL - FORTALEZA

  • ESTÁDIOS
    SÃO 12 ESTÁDIOS:
    ARENA AMAZÔNICA - ARENA DA BAIXADA - ARENA DE SÃO PAULO - ARENA FONTE NOVA - ARENA PANTANAL - ARENA PERNAMBUCO - ESTÁDIO BEIRA-RIO - ESTÁDIO CASTELÃO - ESTÁDIO DAS DUNAS - ESTÁDIO MINEIRÃO - ESTÁDIO NACIONAL - MARACANÃ

  • ESÁDIO DO MINEIRÃO
    BELO HORIZONTE:
    Um dos templos do futebol brasileiro, casa dos multicampeões nacionais Atlético Mineiro e Cruzeiro, a arena, com capacidade para 58.259 espectadores, está completamente reformada para receber seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, incluindo um confronto de semifinal.

  • ARENA AMAZÔNICA
    MANAUS:
    A Arena Amazônia, antigo Estádio Vivaldão, pode não ser um palco tradicional do futebol brasileiro, mas certamente atrairá um grande número de torcedores graças à sua localização privilegiada, no coração da maior floresta em área contínua do mundo.

  • ARENA DA BAIXADA
    CURITIBA:

    Desde que foi reinaugurado em junho de 1999, o tradicional Estádio Joaquim Américo, conhecido como Arena da Baixada, tem a reputação de ser um dos mais modernos e bem estruturados do Brasil.

  • ARENA DE SÃO PAULO
    SÃO PAULO:

    A Arena de São Paulo, com capacidade para 61.606 espectadores, sendo 20 mil em estrutura temporária, foi a escolhida para receber a partida de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, e abrigará ainda outros cinco jogos, entre os quais uma das semifinais.

  • ARENA FONTE NOVA
    SALVADOR:

    A nova estrutura certamente está à altura das partidas que serão disputadas no gramado da Fonte Nova. Três dos quatro duelos que acontecerão no estádio durante a primeira fase terão como protagonistas cabeças de chave de seus grupos. A capital baiana ainda receberá uma partida eliminatória das oitavas de final e uma das quartas de final.

  • ARENA PERNAMBUCO
    RECIFE:

    Com capacidade para 42.583 pessoas e construída por meio de uma parceria público-privada, a Arena Pernambuco passa a acolher partidas do Náutico, depois de acordo fechado com o clube alvirrubro em outubro de 2011.

  • ARENA BEIRA-RIO
    PORTO ALEGRE:

    Maior estádio da região Sul do país, o “Gigante do Beira-Rio”, batizado Estádio José Pinheiro Borda, foi inaugurado em 1969 depois de quase uma década de obras em que a participação da torcida do Inter foi efetiva: os colorados contribuíram com tijolo, cimento e ferro, e alguns chegaram a deixar o Estádio dos Eucaliptos quando o time ia mal para “torcer” pelos pedreiros que trabalhavam no Beira-Rio.

  • ESTÁDIO CASTELÃO
    FORTALEZA:
    Construído em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido popularmente como Castelão, foi inteiramente reformado para acolher confortavelmente públicos de até 60.348 pessoas. A arena ganhou um estacionamento coberto com 1.900 vagas e conta com estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários totalmente renovados. Todos os assentos são protegidos por uma cobertura, mesmo aqueles situados no anel inferior, mais próximo ao gramado.

  • ESTÁDIO DAS DUNAS
    NATAL:

    Estádio das Dunas, com capacidade para 38.958 espectadores, cuja referência a uma das atrações naturais mais impressionantes da região de Natal não se limita ao nome, mas também à ousada construção ondulada que imita dunas de areia.

  • ARENA NACIONAL
    BRASÍLIA:

    Seguindo os padrões de uma das cidades mais modernas do país em termos de arquitetura, o Estádio Nacional de Brasília é um dos mais imponentes – e o segundo maior, com capacidade para 69.432 espectadores – da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

  • ESTÁDIO MARACANÃ
    RIO DE JANEIRO:
    Estádio que abrigará o maior número de partidas da competição, sete confrontos no total, o Maracanã receberá a grande decisão no dia 13 de julho.

    De cara nova para o Mundial, o estádio que ficou conhecido como “Maior do Mundo” – chegou a receber 200 mil torcedores e detém vários dos maiores recordes de público da história do futebol – tem agora capacidade para 74.698 espectadores e continua sendo o maior do país.


BRAZUCA

FULECO