[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Dama Chinesa


Atividade: 5721 - Dama Chinesa
Descrição: O tabuleiro das damas chinesas possui 121 casas com o formato da estrela de Davi (de seis pontas). Cada uma dessas casas faz vizinhança com outras seis casas (salvo as situadas na borda do tabuleiro, que podem fazer vizinhança com duas, quatro ou cinco). Cada jogador tem dez peças ao seu dispor. Ao começar o jogo, estas dez peças do mesmo jogador estão juntas em um dos triângulos que formam as pontas das estrelas. Cada equipe de dez peças tem uma coloração diferente que distingue do outro jogador. Geralmente as 121 posições do tabuleiro tem furos em que se encaixam as peças. Este desenho ajuda a ficar claro a regra que somente deve haver uma peça por casa.

O objetivo do jogo é ser o primeiro a movimentar as peças até o triangulo oposto. Por exemplo, o desenho abaixo mostra a disposição inicial do jogo com seus participantes. A deve mover suas peças até a letra N e vice versa; R deve mover até a letra V e vice versa; e finalmente C deve mover até a B e vice versa;

Este jogo foi distribuído primeiramente na Alemanha, onde se chama Stern-Halma, já que era uma variante de um jogo estadunidense chamado Halma, salvo que o tabuleiro tem um formato de estrela (Stern, em alemão).
Acessos: 11167
Fonte:

Raciocínio - 1070 atividades encontradas