Basquete em cadeira de rodasREGRAS BSICAS DO BASQUETEBOL EQUIPES DE JOGO: - 12 jogadores, 01 tcnico, 01 assistente-tcnico, 01 preparador fsico, 01 mdico, 01 massagista (cada torneio organiza seu prprio regulamento). EQUIPE DE TRABALHO: - 02 rbitros (podendo atuar com at 03 rbitros) - 03 mesrios (apontador, cronometrista e operador de 24 segundos) Obs. Cada rbitro tem competncia para assinalar faltas independentemente de ser o rbitro principal ou fiscal em qualquer momento do jogo (ambos tem as mesmas responsabilidades durante o jogo). TEMPO DE JOGO: - Jogo de basquetebol constar de 04 perodos de 10 minutos, totalizando 40 minutos de jogocronometrados. - Os intervalos so assim distribudos: 1 para 2 perodo- 02 minutos de intervalo; 3 para 4 perodo 02 minutos de intervalo. Meio-tempo (do 2o para o 3o perodo) 15 minutos intervalo. INCIO DE JOGO: - Bola-ao-alto no crculo central (a utilizao de BOLA-AO-ALTO apenas para o incio do jogo). Obs. O jogo no poder comear se uma das equipes no estiver em quadra com 05 jogadores prontos para jogar. Tempo mximo de espera: 15 minutos aps horrio previsto. Caso no atenda essas exigncias: considerar W.O. PONTUAO: 01 ponto (Lance Livre), 02 pontos e 03 pontos. DECISO DO JOGO: No haver empates. Caso ocorra, decidir o jogo em perodos extras de 05 minutos (prorrogaes) at acontecer o desempate. CONTAGEM: Progressiva. CRONMETRO: Regressivo. Observao: 02 minutos finais do ltimo perodo ou das prorrogaes cronometrar todos os lances, incluindo o fundo-bola, ou seja, o cronmetro dever ser parado a cada cesta convertida. LIMITE DE FALTAS POR ATLETA: - 5 faltas (na 5 falta o atleta obrigado a deixar a quadra est desclassificado). LIMITE DE FALTAS POR EQUIPE: - 4 faltas por quarto/perodo (aps a 4 falta, toda falta fora do ato do arremesso ser penalizada com 2 Lances Livres. Se estiver no ato arremesso, segue a penalidade a partir da tentativa). TEMPOS DEBITADOS: - Dois (02) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 1o. tempo do jogo (1o e 2o perodos 10 minutos cada perodo). - Trs (03) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 2o tempo (3o e 4o perodos 10 minutos cada perodo). - Um (01) pedido de tempo para cada perodo-extra (prorrogao). Obs. Tempos debitados no podem ser transferidos para a prxima metade do jogo ou perodos extras. A BOLA: - A bola esfrica, de cabedal, borracha ou material sinttico. O peso situa-se entre 600 g e 650g e a circunferncia deve estar compreendida entre 75 cm e 78 cm. OS CESTOS: - Os cestos esto colocados em cada extremidade do campo e cada um est fixado num painel vertical rgido. Constituem um alvo horizontal situado a 3,05 m do cho. ANDAR: (movimento ilegal de um ou mais ps alm dos limites estabelecidos na regra com a bola viva). Situao mais comum: - Aps o drible, o jogador executa mais do que os 02 tempos rtmicos permitidos com a posse de bola. - Movimentar o p-de-piv sem executar o drible. - Saltar com a posse da bola e retornar ao contato com o solo ainda com a bola . Penalidade: Lateral para o adversrio no ponto mais prximo ao local da violao. DRIBLE ILEGAL: O jogador para de driblar e sem passar a bola executa novo drible. Situao mais comum: -Perder o controle da bola -Executar um drible carregando a bola de forma ilegal Penalidade: Lateral para o adversrio no ponto mais prximo ao local da violao. 3 SEGUNDOS: -Tempo mximo permitido para um atacante permanecer na rea restritiva (garrafo) quando sua equipe possui o controle da bola . Penalidade: Lateral para o adversrio no ponto mais prximo ao local da violao. 5 SEGUNDOS: -Tempo para execuo do Lance Livre. - Reposio de bola (lateral e fundo) - Ao ser marcado sob presso, jogador no realiza drible, passe ou arremesso. Penalidade: No Lance Livre perda da tentativa. Outras violaes perda da posse bola. 8 SEGUNDOS: -Tempo mximo para uma equipe passar a bola de seu campo de defesa para a quadra ofensiva (zona de ataque) - passagem da linha central. Penalidade: -Lateral para a equipe adversria (perda da posse de bola). 24 SEGUNDOS (Tempo de posse de bola): Tempo mximo para equipe atacante realizar o arremesso para a cesta (inicia contagem por operador responsvel pelo cronmetro especfico que atua controlando o momento da obteno da posse de bola). Penalidade: - Lateral para a equipe adversria (perda da posse de bola). - Se a bola estiver viajando e estourar o tempo comentar regra. VOLTA DE BOLA: - Quando no ataque, passar ou mesmo driblar para o campo de defesa (dividido pela linha central). Penalidade: - Lateral para o adversrio no local da infrao. BOLA-PRESA: - Dois adversrios prendem a bola em disputa legal. - Atualmente, a estratgia de tornar a bola-viva na disputa de bola presa atravs da utilizao da regra de posse alternada e no mais com bola-ao-alto. Penalidade: - Regra de posse alternada (alternar a reposio - controlada pela mesa operadora e indicada por seta de posse alternada na direo da cesta do adversrio). LINHAS LIMITROFES: - No podem ser pisadas ou driblar sobre elas (externas). A bola tambm no pode tocar as linhas. Penalidade: - Lateral para o adversrio. LINHAS PARA REPOSIO LATERAL: As duas pequenas linhas devemser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das reas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final, ou seja, alinhada ao topo da linha de trs pontos. Durante os ltimos minutos da partida e dos perodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposio de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subsequente ser dado do lado oposto ao da mesa de controle, da linha de reposio. |