70 Anos do início da Segunda Guerra

Joseph Goebbels

É tido como o homem que controlou e preparou o povo alemão para a guerra. Paul Joseph Goebbels nasceu em 1897, em Berlim, e foi ministro da Propaganda de Hitler, durante a Alemanha Nazista. Ele exerceu um controle severo sobre a educação e os meios de comunicação do país.

De família católica, recusou a inclinação familiar para que se tornasse padre e estudou literatura e filosofia. Ofereceu-se como voluntário na Primeira Guerra Mundial, mas foi rejeitado por ter uma perna 10 centímetros mais curta do que outra.

Tinha repulsa pelo capitalismo e pela democracia e culpava os judeus e comunistas pela crise econômica e política. Em 1922, se filiou ao Partido Nazista e se tornou grande apoiador de Hitler. Arquiteto de símbolos nazistas, inventou, inclusive, a expressão "Heil Hitler" (Salve, Hitler, em português).

Foi nomeado para ser chanceler da Alemanha em testamento por Hitler, mas ocupou o cargo somente um dia. Casado, historiadores dizem que Goebbels envenenou os seis filhos antes de também matar a mulher e cometer suicídio, no dia 1º de maio de 1945.

Eixo

Aliados