Quem gosta de gatos está mais do que acostumado a escutar um som estranho, o ronronar do bichano, mas muitas pessoas não sabem que ruído é este ou por que ele ocorre. Será que o gato que ronrona está doente ou precisando de alguma coisa? Será que está feliz?
Segundo o biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo, o ronronar é um processo normal do corpo dos felinos, usado para expressar sentimentos. De acordo com ele, o ronronar está diretamente ligado ao osso que os felinos têm na garganta, conhecido como hioide (semelhante ao existente na parte anterior do pescoço humano).
Assim como o miado, o ronronar é uma forma que os felinos usam para expressar seus sentimentos. "Os grandes felinos, como tigres, leões, leopardos e onças-pintadas, emitem sons mais altos, quase como rugidos, em vez de ronronar ou miar, como fazem as espécies menores", informa. "O ronronar acontece quando o animal puxa o ar para dentro, diferente do rugido, que é o momento em que o ar é expulso do corpo com bastante força", explicou.
Geralmente o gato ronrona quando expressa sensações de tranquilidade, prazer e satisfação. Porém, também pode emitir o som, pela vibração das cordas vocais, quando está com raiva, dor ou fome.
Miado
Com um propósito semelhante ao do ronrono, o miado também é uma forma do gato indicar sofrimento, fome ou saudação. É comum os gatos domésticos miarem mais do que os selvagens, pois esta é a principal forma de eles chamarem a atenção dos donos.
Além de ter 100 tipos de vocalizações distintas, incluindo algumas que se assemelham com a linguagem humana, o miado ainda difere entre machos e fêmeas. O som emitido pelos machos é muito mais forte e grave do que o das fêmeas.