Todo fã de futebol sabe quais são os clubes donos das principais marcas do esporte no País. O São Paulo detém o título de principal vencedor do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Cruzeiro são os maiores campeões da Copa do Brasil, o Flamengo é o time de maior torcida, entre outros recordes.
Mas, se fosse feito um ranking por antiguidade no futebol pentacampeão mundial, o primeiro lugar caberia a um pequeno clube do interior do Rio Grande do Sul, segundo o jornalista e pesquisador de futebol Cláudio Dienstmann.
Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), foi o primeiro clube criado no País com o objetivo de manter equipes de futebol. A ideia de montar uma agremiação dedicada ao esporte veio da Europa, trazida pelo jovem alemão Johannes Minnemann.
Designado para trabalhar na cidade gaúcha como encarregado do posto da empresa de comércio exterior Thomsen & Cia, ele desembarcou com a ideia de introduzir na região a modalidade que era sensação no Velho Continente no final do século XIX, como relata o site oficial do clube.
Filiado ao Clube de Regatas Rio Grande, Minnemann reuniu um grupo de 21 jovens esportistas da cidade, a maioria de origem europeia, para fundar uma nova entidade a fim de praticar o esporte. Os primeiros jogos aconteceram com equipe formada entre os próprios sócios, divididos em dois times: o Quadro B e o Quadro A.
Em 110 anos de história, o clube tem como principal conquista o título de campeão gaúcho de 1936, além de bons desempenhos no certame estadual com vice-campeonatos em 1941 e 1951. Hoje, o Rio Grande, o "vovô do futebol brasileiro", participa da 2a divisão estadual do Rio Grande do Sul.